• Matéria: História
  • Autor: wwwraianivitoria
  • Perguntado 8 anos atrás

quais foram as principais objetivos do renascimento

Respostas

respondido por: cecilia000
0

- Valorização da estética artística da antiguidade clássica (greco-romana). Os artistas renascentistas defendiam a ideia de que a arte na Grécia e Roma antigas tinha um valor estético e cultural muito maior do que na Idade Média. Por isso, que uma escultura renascentista, por exemplo, possui uma grande semelhança como as esculturas da Grécia Antiga.

 

- Visão de que o homem é o principal e decisivo elemento na condução da história da humanidade. Essa visão é conhecida como antropocentrismo ("homem no centro") e fez oposição a visão teocêntrica ("Deus no centro") da Idade Média.

 Grande importância dada às ciências e a razão. Os renascentistas defendiam a ideia de que há explicação científica para a maioria das coisas. Portanto, desprezavam as explicações elaboradas pela Igreja Católica ou por outras fontes que não fossem científicas. Este período da história foi muito significativo no tocante ao desenvolvimento das experiências científicas e do pensamento racional e lógico.

 

- Busca do conhecimento em várias áreas. Os renascentistas buscavam entender o mundo através do estudo de várias ciências (Biologia, Matemática, Física, Astronomia, Botânica, Anatomia, Química, etc.). Um ótimo exemplo desta visão de mundo foi Leonardo da Vinci que, além de ser pintor, também desenvolveu trabalhos e estudos em várias áreas do conhecimento.

respondido por: joaopedro131103
0
Os objetivos do Renascimento Cultural, seculo XlV e XVl quando se intensificiou na Europa..
Renascimento tinha como objetivo: - Valorização da cultura grego romana. Para os artistas da epoca renascentista, os gregos e romanos possuiam uma visao completa e humana da natureza, ao contrario dos homens medievais
- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligencia, o conhecimento e o dom artistico
- Enquanto na idade media a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), nos seculos XV e XVl o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo)
- A razao e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar metodos experimentais e de absorvaçao da natureza e universo.
Enfim assim foi com que o homem, mudou sua forma de pensar e ver o mundo. Passou tambem a se impor ao mundo (sobre o mundo), percebendo-se como um ser universal. O homem cada vez mais passou a se indidualizar.. Bom bem essas coisas fooufis uuhauah.. Tipo uma evoluçao mesmo.. E o aude do Renascimento foi com que.. nesse seculo de XVl com Camoes, Sheaskpear, Isaac Newton.. O começo enfim.. Essa descorberta do ser humano como um ser universal enfim.. Com novas ideias.. Se vendo ao mundo :*
Perguntas similares