• Matéria: Português
  • Autor: Thayssa6ano
  • Perguntado 8 anos atrás

caco. o que entendi do livro

Respostas

respondido por: Pantheron
13
O livro Caco, conta sobre a história de um menino que não recebia nenhum tipo de amor dos pais, só tinha a irmã, Nati. Se afundava em comidas e cigarro, começou á ficar incrivelmente revoltado e  á fazer exercícios para ficar com músculos. Se afundou no videogame e na bebida, acabou tendo uma filha na adolescência, mas não quis assumir, virou o mais temido da escola e arranjou milhares de problemas, sendo até preso. Foi morar com sua irmã Nati, mas ainda se entupia de bebidas alcoólicas. O resto, você descobre lendo! O que eu achei: Achei o livro bom, melhor que o primeiro, Tosco. O livro Caco trata bem sobre o bullying, a violência, etc... É um livro que você pode ler em poucas horas.
respondido por: FelipeBrainlyGS
9
Assim como o “Tosco em Ação”, o “Juntando os Cacos” tem como base um livro, o “Caco”, também de autoria de Gilberto Mattje. O objetivo é dar continuidade a uma discussão aberta nas escolas e tratar temas recorrentes na vida dos estudantes de uma maneira mais próxima e eficaz. Para o autor do livro “O ‘Caco’ é um garoto compulsivo em vários aspectos” e isso possibilita a conversa com os alunos, a partir do momento em que eles se identificarão com a história, que é baseada na realidade social do brasileiro. 


Gilberto Mattje, autor do ‘Caco’ 
“O livro permite trabalhar mais temas, como o preconceito, homofobia, novas estruturas familiares e não podemos deixar de falar do uso de substâncias psicoativas. O grande objetivo deste projeto é desenvolver um lócus de percepção de autocontrole para que o aluno seja protagonista da sua história. Com mais esperança e alegria”, explica Mattje. 

Conhecendo o ‘Caco’ 

Após o sucesso do livro “Tosco” nas escolas, Gilberto Mattje escreve mais uma história de narrativa leve e envolvente inspirada no cotidiano de jovens marcados pela procura de um sentido para as suas vidas e dá continuidade a existência do personagem Tosco. O livro instiga a autopercepção de atitudes, pensamentos, sentimentos e, consequentemente, o entendimento de si e do outro. 


No livro o personagem Caco busca soluções duvidosas para resolver seus problemas de adolescente. Com o psicológico abalado, Caco enfrenta dificuldades, mas também encontra a compreensão em uma pessoa, o Tosco, que agora é seu professor. 

Gilberto Mattje que é Filósofo, Psicólogo especialista em Psicanálise e Mestre em Psicologia Social e da Sáude. 
Perguntas similares