Respostas
De acordo com o diagrama de Linus Pauling a configuração/distribuição do rubídio é: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s1 (37), espero ter ajudado!!
A distribuição eletrônica correta para o elemento químico Rubídio seguindo o diagrama de Linus Pauling é: 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d10, 4p6, 5s1, cuja soma dos elétrons distribuídos em cada camada corresponde ao número (37) que é a mesma quantidade de prótons do elemento.
Distribuição eletrônica dos elementos químicos
A distribuição eletrônica consiste na separação dos elétrons de um átomo (elemento químico) em camadas que também são conhecidas como níveis energéticos, sendo elas: K, L, M, N, O, P, Q.
O diagrama de Linus Pauling é uma representação da distribuição eletrônica através de subníveis de energia, o mesmo utiliza-se de regras para que a distribuição seja feita de forma adequada.
Dentre as regras estabelecidas para cada camada, é valido ressaltar que cada camada possui um subnível e estes um número máximo de elétrons, dessa forma o subníveis existentes são s,p,d,f.
O subnível s comporta 02 elétrons, o p comporta 06 elétrons, o d comporta 10 elétrons e o subnível f comporta 14.
A primeira regra nos diz que cada um dos subníveis pode receber apenas a quantidade máxima de elétrons já estabelecida, ou seja, o subnível s não poderá receber 03 elétrons pois seu limite é apenas 02, porem existem casos em que a quantidade de elétrons chega a ser menor que a quantidade estabelecida, nesse caso o subnível s por exemplo pode vir a receber apenas 01 elétron.
A segunda regra diz que cada subnível deve ser preenchido seguindo a ordem energética de distribuição eletrônica, dessa forma um nível só passa a outro se o anterior estiver completamente preenchido, por exemplo:
Se em uma distribuição eletrônica você possui 14 elétrons de um átomo qualquer e deseja fazer a distribuição, você começa pelo subnível de menor energia que no caso é o s, logo após preenche-lo com a quantidade total do mesmo (02 elétrons), você deve passar para o segundo nível energético que no caso seria o 2s2, depois disso seguindo a ordem o próximo nível seria o 2p6.
A distribuição correta para esse átomo ficaria: 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p2, observe que no último subnível p (o limite total é de 06 elétrons) porem durante a distribuição restaram apenas 02 elétrons, dessa forma no diagrama para esse elemento o subnível p foi preenchido apenas com eles, ficando assim 3p2, note que se você somar os valores estabelecidos para cada subnível dessa distribuição, você encontra o valor 14 que corresponde a quantidade de elétrons total do átomo.
Saiba mais sobre o processo de distribuição eletrônica em: https://brainly.com.br/tarefa/2084977
#SPJ2