• Matéria: Sociologia
  • Autor: scaramuchy
  • Perguntado 8 anos atrás

[...] enquanto processo, a transição do feudalismo ao capitalismo incorpora transformações estruturais e conjunturais, econômicas, políticas, sociais e ideológicas,
isto é, não somente forças produtivas e relações de produção, mas também lutas de classes, estruturas políticas e sociais, processos e manifestações ideológicas
etc. Portanto, a passagem das sociedades ou formações sociais medievais, estruturadas em função da dominância das relações feudais, para as formações sociais burguesas, com suas estruturas fundamentadas no caráter dominante das relações capitalistas, constitui a essência do período situado entre os séculos XV e XVI e os séculos XVIII e XIX.
No que diz respeito às relações de classes existentes no feudalismo e no capitalismo, leia as afirmativas e analiseas.
I – No feudalismo existem basicamente duas classes
socais: a classe dominante e a dominada.
II – No capitalismo tem-se a instauração dos estamentos
como modelo de classes e relações sociais
III – No capitalismo são os recursos da burguesia que
financiam os partidos políticos e os meios de comunicação

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
I apenas.
II apenas.
III apenas.
I e II.
II e II

Respostas

respondido por: alinysilvasoares
2
Será correta a afirmativa que se encontra: No feudalismo existem basicamente duas classes socais: a classe dominante e a dominada. Espero ter lhe ajudado.

alinysilvasoares: Acho que errei, pesquisei e encontrei isso sobre a terceira afirmativa: o fato é usualmente analisado pelo ângulo da exploração: de como o monopólio dos meios de produção por parte da burguesia como um todo permite que ela explore a classe trabalhadora.
scaramuchy: errou
Perguntas similares