• Matéria: Sociologia
  • Autor: carolinavlii05
  • Perguntado 8 anos atrás

Juntamente com as transformações sociais e econômicas, as formas de pensamento também se transformaram. Desta forma, o que é correto afirmar? Escolha uma:
a. Os indivíduos passam a pensar no coletivo e as classes sociais são extintas. b. A Igreja passa a ter um domínio maior sobre a forma de pensar dos indivíduos. 
c. Os novos paradigmas de pensamento buscam a estabilização da nova ordem, o capitalismo.
d. Surge o pensamento positivista, que perdura até os dias atuais, com a mesma proposta inicial.
e. Surgem novos paradigmas de pensamento, onde as explicações ligadas a crenças e superstições dão lugar ao pensamento mais racional e científico.
Gostaria de saber
por que os itens a e b estão incorretos?


andymathias: resto da questão por favor

Respostas

respondido por: andymathias
6
Devemos pensar que a transformação das formas de pensamento têm caráter positivista, ou seja, valorizam o método científico. Podemos concluir também que, na visão de Comte, uma sociedade deve seguir uma ordem estabelecida para conseguir progredir, sendo assim qualquer revolução ou sinal de ruptura com os padrões dessa sociedade é uma ameaça à ordem da mesma. Assim, a ciência positivista é atrelada ao capitalismo, categorizando as revoluções de caráter socialista como "ruptoras da ordem e do progresso". 
Bom, com essa contextualização podemos chegar à conclusão que: para as classes sociais serem extintas, deverá ocorrer diversas revoluções, pois vivemos num mundo desigual, por isso a letra A está errada, contrariando a explicação anterior. A igreja ter domínio maior sobre a forma de pensar dos indivíduos seria um retrocesso ao miticismo, onde o positivismo não prevalecia, por isso a letra B está incorreta. 

carolinavlii05: muito obrigada Andy <3
Perguntas similares