• Matéria: História
  • Autor: eaecaih
  • Perguntado 8 anos atrás

PRECISO DE AJUDA EM HISTÓRIA, ELE PASSOU ESSES EXERCÍCIOS VALENDO 2 PONTOS CADA, PRECISO QUE CAPRICHEM NA RESPOSTA, POR FAVOR!

1)Explique a relação entre a abolição do tráfico negreiro, o crescimento da imigração européia e a Lei de terras no Brasil com a agroexportacão cafeeira.

2) Explique a citação a seguir:
"Em 1845, a câmara dos lordes da Inglaterra aprovou a Bill Aberdeen, que autorizava a marinha inglesa a afundar os navios que transportavam escravos como se fossem navios piratas. A lei baseavase em acordos internacionais assinados.
A pressão sobre o Brasil aumentou, a atividade do tráfico passou a ter um risco econômico muito alto, muitos traficantes passaram a investir em outras áreas. Diante do esvaziamento dessa atividade, motivado pela Bill Aberdeen, em 1850, o Império do Brasil proibiu que navios negreiros aportassem no Brasil, por meio da Lei Eusébio de Queiroz."

3) A partir do trecho abaixo, da historiadora Linhares, explique qual a relação apresentada entre mortalidade escrava, influxos internos, desqualificação da mão de obre nacional e imigração européia.
"Como a população escrava dependia de influxos externos para crescer, já que o seu índice de mortalidade era maior que o de natalidade, e como a mão de obra nacional era descartada, por ser considerada desqualificada, a solução só poderia ser a imigração de trabalhadores estrangeiros (particularmente europeus) para o Brasil."

4. Explique a seguinte afirmação de Linhares
"isto é, por sua vez, implicava o estabelecimento de uma política de terras que as tornasse inacessíveis a esses imigrantes, pois, caso contrário, ao chegarem ao Brasil, não iriam estes, trabalhar para os grandes fazendeiros, e sim para eles mesmos, nas terras que logo adquiriram."

5. Com base nesse trecho, extraído do último parágrafo do texto de Linhares, discuta o seu sentindo e a relação entre imigração, lei de terras e manutenção da concentração fundiária no Brasil. Enfim, quem favoreu a Lei de terras?
"A Lei de terras, que não deixou de representar um avanço em relação as suas propostas regularmentadoras, sofreu o veto dos barões. Mas, por outro lado, ela mesma se constituiu também em um veto às camadas de baixa condição social quanto ao acesso á terra, cumprindo, assim, o seu papel de preservar e de favorecer a concentração fundiária nas mãos dos detentores de capital".

Respostas

respondido por: CientistaReligioso
40
1) A relação entre a abolição do tráfico negreiro, o crescimento da imigração europeia e a Lei de Terras no Brasil com a agro exportação cafeeira, é que a partir da metade do século 19 o Brasil sofreu uma pressão enorme para  iniciar o processo da transformação da mão de obra escrava e assalariada, assim  estimulando a imigração europeia. nesse contexto, surgiu a necessidade de regulamentar a propriedade de Terras através da chamada Lei de Terras. Tal lei previa a aquisição apenas de grandes extensões territoriais por um alto preço o que impediu o acesso as terras pelas camadas mais baixa da população.

2) A citação dada, nada mais é do que a explicação das duas Leis ( 
Bill Aberdeen e Eusébio de Queiroz) que foram de  extrema importância para o fim do tráfico de escravos.
 
4) Ela afirma que os escravos não trabalhariam mais para ninguém quando chegassem ao Brasil, pois seriam livres.
 
5) Ela favoreceu aos latifundiários. 

-Sorry, não consegui fazer a questão n°3, porém espero ter ajudado.


Perguntas similares