Respostas
Críticos trotskistas do stalinismo afirmam que tal corrente é anti-marxista: alguns afirmam que é totalitária e mesmo fascista (ver: comparação entre nazismo e stalinismo). Entre os académicos marxistas, tal corrente (junto com outras) é chamada de marxismo vulgar, por ter incorporado à sua base ideológica pensamentos não originários de Karl Marx. Por outro lado, existem os que afirmam que o regime de Stalin foi capaz de salvar o povo soviético da invasão promovida pelo nazifascismo e ao mesmo tempo promoveu um progresso econômico, científico, social, militar e político nunca visto na Rússia e na União Soviética.
Algumas correntes, principalmente anti-trotskistas acreditam que o termo foi criado pelo crítico Leon Trotski, para dividir o movimento comunista, e desta forma, derrubá-lo, através de temas que atacavam as dificuldades da sociedade soviética e os primeiros anos de implantação do socialismo naquele país, usando-se também das mínimas divergências entre Lênin e outros partidários para lançar os adeptos contra Stálin, por isso, os adversários do trotskismo não aceitam a denominação stalinismo, e afirmam serem marxistas-leninistas.
Fonte: wikipedia
Stalinismo foi um regime totalitário de governo liderado por Josef Stálin, líder da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), entre 1924 e 1953.
Stálin, que era secretário-geral do Partido Comunista, assume o controle e poder da União Soviética após a morte de Vladmir Lênin, ex-líder do país, e da derrota de seu oponente político Leon Trótski, que foi exilado da URSS.
O Stalinismo era baseado na doutrina do “socialismo em um único país”. Entre os principais objetivos de Stálin, estava o desenvolvimento do poder industrial da União Soviética, transformando-a numa potência imperialista militar, capaz de fazer frente aos Estados Unidos.
Durante o regime stalinista, milhões de pessoas foram presas, exiladas e mortas, como parte do plano político de Stálin.
Os ideais socialistas, inicialmente defendidos por Stálin, foram se perdendo conforme o governo centralizava em suas mãos todos os poderes.
Stálin era extremamente rígido contra qualquer tipo de pensamento contrário as suas ideologias. Este posicionamento fez com que o aspecto ditatorial se fixasse no regime stalinista, contrastando-se com as ideias libertárias e igualitárias que defendia o socialismo.
Por regra, o termo stalinismo era utilizado pelos opositores ao regime de Stálin. Os que apoiavam o ditador diziam-se seguir a doutrina do marxismo-leninismo.
Stálin era visto, por muitos soviéticos, como um “deus”, isto porque havia um grande culto a personalidade do ditador durante o Stalinismo, fruto de uma intensa propaganda estatal e nacionalista.