• Matéria: Sociologia
  • Autor: CaiqueSouza05
  • Perguntado 9 anos atrás

Disserte sobre as dificuldades de lidar com o etnocentrismo e de adotar uma postura relativista?

Respostas

respondido por: Maryane24
1335
o etnocentrismo não nos permite ver os muitos pontos de vista existentes, ele nos restringe nós fazendo aceitar apenas aquilo que está dentro de nossa cultura, pensando que o desconhecido pode ser avaliado como errado.Agora para se adotar o relativismo como postura é necessário que se deixe de lado o medo, desinteresse e o preconceito.
respondido por: Matheusieti
14

O conceito de etnocentrismo, surge como a valorização de uma cultura acima de outras, ou seja, quando os indivíduos de determinado grupo afirmam serem melhores que outros por algum aspecto, podendo ser socialmente, ou etnicamente.

Exemplo:

A sobreposição de uma cultura por parte da outra: Período Colonial, Europa x África.

A partir da etnologia que nota-se pelo estudo dos fatos e documentos analisados pela etnografia, ou seja, ela utiliza a antropologia cultural e social para uma comparação entre as diferentes culturas e seus grupos, afim de sobrepor uma cultura a outra.

O relativismo cultural é uma concepção antropológica que anda na contramão do etnocentrismo, ou seja, ela visualiza as diferentes culturas sem julgamentos, ou discriminação por etnia, gênero ou organização social.

Partindo deste ponto, podemos citar dois exemplos claros de relativismo cultural:

A busca por uma sociedade livre de preconceito;

O não julgamento de sociedades primitivas, como as da idade média.

Sobre Franz Boas:

https://brainly.com.br/tarefa/12904464

Anexos:
Perguntas similares