• Matéria: Física
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

Um bloco de massa 4 kg repousa sobre uma mesa horizontal.Sobre o bloco,aplica-se uma força,paralela à mesa,de 10 N. Considerando o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a mesa igual a 0,5 e g= 10 m/s^2,pode-se afirmar corretamente que:

a) a aceleração do bloco será igual a 2,5 m/s^2
b) a força resultante é igual a 10 N.
c) o sentido do movimento é contrário ao da força aplicada.
d) considerando que a força de atrito será maior que a força aplicada, o bloco adquire movimento uniformemente variado.
e) a aceleração do bloco é igual a zero.

Respostas

respondido por: flaviotheodore
47
Olá!

Primeiramente, precisamos calcular a força de atrito máximo, ou seja, o valor máximo que a força de atrito pode aplicar sobre o bloco:

Fat(máximo) = μ . N
Fat(máximo) = 0,5 . 40
Fat(máximo) = 20 N

Ou seja, a força de atrito "aguenta" no máximo 20 N. A força de atrito vai aumentando, à medida que se aumenta o valor da força aplicada, até atingir o limite de 20 N. Aumentando-se mais ainda o valor da força aplicada (21 N, por exemplo), o corpo entra em movimento e o atrito passa a ser cinético, que é constante. Concluindo: a força de atrito estático é variável até um certo ponto, onde atinge um valor máximo.

Se a força aplicada vale 10 N, então a força de atrito aplica 10 N contra a tendência de movimento. Lembre-se de que o atrito serve para impedir a tendência de o corpo se movimentar.

Se a força for aplicada para a direita, o atrito será para o lado oposto, ou seja, para a esquerda. Vetores com o mesmo valor (*módulo*), na mesma direção mas em sentidos opostos, se anulam... 

Portanto, não existirá força resultante, tampouco aceleração. O corpo, por isso, permanece parado (alternativa E).

flaviotheodore: Correção: Vetores com o mesmo valor (*módulo*), na mesma direção mas em sentidos opostos, se anulam... 
Perguntas similares