O pesquisador português Gil Baptista Ferreira aborda, em seu artigo “Espaços discursivos on-line e democracia deliberativa: promessas e limites”,a questão da participação democrática após o advento da internet. Leia um trecho do artigo a seguir e, depois, responda corretamente à questão.
“Desde meados da década de 1990 que expressões como ‘democracia digital’, ‘democracia eletrônica’, ‘ciberdemocracia’ e outras que lhe estão associadas vêm sendo empregadas com cada fez maior frequência, por parte quer dos investigadores do domínio da comunicação política, quer dos próprios atores políticos, trazendo consigo enormes expectativas no que respeita à renovação das possibilidades de participação democrática. A dimensão plural, não hierárquica e rizomática da internet distinguem-na de forma vincada dos media que a precederam (televisão e imprensa), permitindo potenciar processos de deliberação democrática nas suas várias manifestações.
Por detrás de grande parte da discussão levada a cabo, encontra-se um interesse muito concreto pelas novas práticas que emergem das infraestruturas tecnológicas proporcionadas pelos computadores em rede, associadas a um sem número de dispositivos de comunicação, organização, armazenamento e oferta de informações online – procurando, a partir daqui, pensar as renovadas possibilidades que se oferecem ao exercício de práticas cívicas, ao conceito de democracia e às próprias instituições políticas. No essencial, procuram-se aferir as alternativas contemporâneas dos novos recursos para a participação civil na decisão política, atendendo a aspectos relacionados como o incremento de práticas discursivas fundadas numa nova noção de democracia – a democracia deliberativa.
Tomando como ponto fulcral o impacto dos chamados media digitais na participação política, são dois os principais temas em torno dos quais se centra a discussão desta problemática: em primeiro lugar, os novos media como fator de revigoramento da esfera da discussão pública, ao constituírem-se como novo ambiente de comunicação política; depois, e a partir do tema anterior, as capacidades múltiplas que oferecem para superar o déficit democrático dos meios tradicionais de comunicação” (FERREIRA, 2010, p. 101).
Analisando o texto de Ferreira com mais profundidade, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O termo ciberdemocracia é recente e não reflete os interesses da sociedade contemporânea.
b. A internet, assim como a mídia tradicional, é engessada e não fornece um espaço para o cidadão exercer o seu papel dentro da ciberdemocracia.
c. O termo ciberdemocracia é antigo e não atende mais aos interesses da sociedade contemporânea.
d. A internet, ao contrário de mídias como a televisão e o jornal, promove um amplo espaço para debate de ideias, o que acaba abrindo novas possibilidades de participação política para o cidadão.
e. A participação política, hoje, é menor mesmo com os avanços das tecnologias digitais disponíveis.
Respostas
respondido por:
59
A LETRA D) É A CORRETA
a internet, ao contrário de mídias como a televisão e o jornal, promove um amplo espaço para debate de ideias, o que acaba abrindo novas possibilidades de participação política para o cidadão.
a internet, ao contrário de mídias como a televisão e o jornal, promove um amplo espaço para debate de ideias, o que acaba abrindo novas possibilidades de participação política para o cidadão.
carolinerigoni:
CORRETA
respondido por:
17
. A internet, ao contrário de mídias
como a televisão e o jornal, promove um amplo espaço para debate de
ideias, o que acaba abrindo novas possibilidades de participação
política para o cidadão.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás