• Matéria: Biologia
  • Autor: Katia247
  • Perguntado 8 anos atrás

O que são os "buracos" no coração do boi? Eles também existem no coração humano?

Respostas

respondido por: Josefinho10
4

Quando se fala em bovinos, logo vêm à mente os cortes que vão direto para a mesa: filé mignon, picanha, alcatra, coxão mole, acém, entre outras tantas variedades. Mas o aproveitamento de um boi não se restringe ao mero consumo de sua carne. O sebo se transforma em matéria-prima para a indústria de sabão e detergente; o pêlo da orelha é utilizado em pincéis; as tripas se transformam em embutidos. Até a veia aorta é usada pela medicina e nem os lábios do animal são desperdiçados. ?Há pelo menos cem itens no boi que podem ser aproveitados?, afirmou o engenheiro agrônomo da Federação da Agricultura no Estado do Paraná (Faep), Rubens Niederheitmann.

Só para consumo humano, lembrou Niederheitmann, são mais de 90 cortes possíveis. Além das partes traseira – mais nobre – e dianteira, é possível consumir ainda miúdos como rins, coração e fígado. Língua e miolo do cérebro também apetecem alguns paladares mais exóticos e, para quem aposta em pratos afrodisíacos, as opções são testículos e ulbres. O diafragma, o pulmão, o esôfago e o baço também podem ser preparados e servidos à mesa.

Fora da culinária, os aproveitamentos se multiplicam. De acordo com Niederheitmann, o sebo é utilizado na graxaria, na fabricação de sabão. Em fornos de alta pressão, é retirada a gordura líquida e está pronta a matéria-prima para o detergente. O couro é curtido com sal grosso e encaminhado para os curtumes, e até o sangue é usado na fabricação de ração animal. Os pêlos da orelha, lembrou Niederheitmann, são exportados para a China e se transformam em pincéis, enquanto as glândulas hormonais como a hipófise e a tireóide são utilizadas para fins medicinais. Também a medula espinhal é requisitada pelo mercado externo no setor de alimentos.

Perguntas similares