Como o regime de cheias e vazantes da região dos rios Tigre e Eufrates favorecer a prática da Agricultura na Mesopotâmia??????☺
Respostas
A Mesopotâmia é uma região desértica. Não chove o suficiente para regar os vegetais, mas chove o bastante para aumentar o volume da água dos Rios Tigre e Eufrates. O volume aumenta tanto que as margens desses rios são inundadas. As primeiras comunidades identificaram as épocas do ano em que ocorriam as cheias e aquelas em que ocorriam as vazantes.
Para impedir que as cheias inundassem as plantações, foram construídos diques. Os diques são obras de escavação ou contenção nos rios para que a água fique "presa" em um ponto e não transborde. Parte dessas águas podia ser armazenada para ser utilizada em períodos de seca. Também construídos canais de irrigação, que direcionavam as águas dos rios para as plantações.
As sociedades mesopotâmicas não foram as únicas a se fixarem próximo de rios. Os egípcios se desenvolveram nas margens do Rio Nilo, os chineses cresceram perto dos Rios Amarelo e Yang-Tsé, e as sociedades indianas se formaram ao redor dos Rios Indo e Ganges.
Espero ter te ajudado!