• Matéria: Filosofia
  • Autor: joaopedroo5656
  • Perguntado 8 anos atrás

as indagações sobre a gênese da pólis opõem os sofistas a Platão a Aristóteles. explique no que consistia a posição de cada um relação à finalidade da vida pollítica

Respostas

respondido por: henriquec1001
46

Para ser considerado um cidadão nas pólis tinha-se que cumprir com seus deveres e pré-requisitos de cidadão grego.

O grande desafio de Aristóteles foi implantar a democracia, o que mudou gradativamente o cenário social na época.

Aristóteles tentava fornecer poder de voz ativa para as pessoas dentro da sociedade, porém o sistema arcaico não permitia essa ação, o que fazia com que a minoria decidisse em prol de todos os outros.

Aristóteles por meio da razão pregou sua filosofia e conseguiu implantar democracia no contexto da época, o que difere bastante do modelo de democracia atual no Brasil.

Bons estudos!

respondido por: camilefigueiredo
24

Resposta:

Platão e Aristóteles se opunham aos sofistas porque diferente daqueles, eles acreditavam que o governo deveria ser exercido por quem tem o conhecimento exato e comprovado, ou seja, a episteme. Para Platão e Aristóteles, o filósofo deveria ser governante ou o governante deveria ser filósofo, enquanto os sofistas simplesmente falavam o que o povo queria ouvir. Possuíam o dom da retórica e condiziam as massas ao pensamento de senso comum.Ou seja,para os sofistas justiça era entendida como concórdia entre os cidadãos, conseguida na discussão pública de opiniões e interesses contrários.

Espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas similares