• Matéria: Química
  • Autor: antoniobazza
  • Perguntado 8 anos atrás

KBr + K2Cr2O7 + H2SO4 = Br2 + K2SO4 + Cr2(SO4)3 + H2O

Vários lugares dizem que o Cr no reagente possui NOX +6. OK.
Mas no produto Cr2(SO4)3 o enxofre também pode ser variável, então porque consideram-no +6 (resultando Cr +3) sendo que pode ser +4 também?

Respostas

respondido por: MrEugênio
4
Boa noite Antônio.

Não sei se entendi bem sua pergunta, mas aconselho você a esquecer o que leu. O NOX dos compostos devem ser analisados separadamente em cada caso, principalmente os compostos onde o NOX é variável (metais de transição externa).

Nessa reação que você forneceu acima devemos analisar separadamente os casos, pegue primeiro o composto iônico K_{2}Cr_{2}O_{7}. O K (família IA) tem NOX fixo, de +1, já o oxigênio tem NOX -2 nesse caso (os casos em que o NOX do oxigênio será diferente de -2 é em peróxidos, superóxidos ou em moléculas que contêm o Flúor, pois o Flúor é mais eletronegativo que o Oxigênio). Como o somatório das cargas nesse caso deve ser 0, você conclui que o Cr tem NOX de +6.

No outro composto Cr_{2}(SO_{4})_{3} basta fazer a mesma coisa. É fácil perceber que o Cr tem NOX +3, pois esse é um composto iônico, basta descruzar as cargas que você terá Cr^3^+~~~~SO_{4}^2^-. Para saber o NOX do S basta fazer o somatório das cargas que nesse caso é -2. Como o NOX do O é -2, o do S só pode ser +6, pois a soma deve ser -2.

Entendido?

Sinta-se livre para perguntar o que precisar.
respondido por: BelmiroBrandao
3

Resposta:

Explicação:

Eu gostaria de saber qual é o resultado?

Perguntas similares