• Matéria: História
  • Autor: biasantos3003
  • Perguntado 8 anos atrás

como que se inventa uma história

Respostas

respondido por: carolrighes
1
Se você não tem um tema específico va atrás da sua imaginação, seja criativa e va escrevendo no papel um rascunho.
mas caso tenha um tema específico pesquise em livros ou na internet e escreva do seu jeito sem copiar exatamente oque foi dito na fonte da pesquisa.
respondido por: maysamiranda184
4

Explicação:

  Tudo oque o narrador conseguir pensar. Inventar é criatividade(ficção), uma coisa que ele pensa, imagina, cria.

  Ele desperta nossa curiosidade e interesse nas primeiras linhas da narrativa e, algumas páginas depois, esquecemos que estamos lendo tinta preta impressa em papel, tamanho é nosso envolvimento com o texto.

  1. Comece a partir de um personagem  

Um bom exercício é imaginar que você abriu uma porta e encontrou um personagem pela primeira vez. Inicie descrevendo as características mais curiosas e peculiares que você reconhece nele. O que chama sua atenção nesse personagem à primeira vista?

Como o lugar onde ele se encontra, as pessoas ao seu redor, as roupas que ele veste e o jeito como ele se comporta dão pistas sobre a sua personalidade? Siga observando esse personagem até entender o que é mais importante em sua vida e a forma particular como ele olha para o mundo.

2. Comece a partir de um conflito

Conflitos são ótimos pontos de partida para você começar a explorar uma possibilidade de história. Dê um desejo para seu personagem (mesmo que pequeno) e crie algum obstáculo que dificulte sua realização. Esse obstáculo pode ser interno (relacionado a limitações do próprio personagem, como medo, vergonha ou ansiedade) ou externo (relacionado a limitações concretas, como um inimigo, falta de dinheiro ou restrições sociais).

Como esse personagem planeja superar essas dificuldades para alcançar o que deseja? Por que esse desejo é tão importante para ele? Imagine uma cena onde o personagem dá o primeiro passo para alcançar seu objetivo.

3. Comece a partir de um enredo

É comum pensar em uma sequência de eventos que você quer incluir em sua história antes mesmo de saber que personagens farão parte dela. Por exemplo, o maior navio do mundo acaba de ser construído e está prestes a partir em sua primeira viagem.

Todos os passageiros estão entusiasmados em fazer parte desse evento histórico. Após quatro dias, o navio bate em um iceberg no oceano atlântico e afunda (esse enredo soa familiar?). Com esse acontecimento em mente, comece a desenvolver os outros elementos da história.

4. Comece a partir de um cenário

Eis um cenário: uma cidade completamente desconhecida foi descoberta em uma ilha no sul do pacífico. Imagine que você acabou de desembarcar nesse local. O que você vê? Quais as diferenças em relação às outras cidades?

Quem são os habitantes desse lugar? Como se vestem? Como se portam? Que língua falam? Como é possível que essa cidade nunca tenha sido descoberta? Quem a descobriu e como? Pense em possíveis respostas para essas perguntas como uma forma de explorar seu universo de ficção.

5. Comece a partir de um diálogo

Talvez você tenha testemunhado uma discussão entre duas pessoas e isso tenha despertado sua curiosidade para saber o que motivou a briga entre elas. Esse diálogo pode servir como ponto de partida para você desenvolver personagens para sua história.

Comece procurando entender o que cada um deles estava tentando alcançar com suas falas e analisando o conteúdo emocional da discussão. Use essas informações para pensar nos outros ingredientes da história.

6. Comece a partir de um tema

Se você já sabe que tema quer investigar na sua história, isso pode servir de ponto de partida para começar a escrever. Digamos que o tema que você quer investigar é “Dinheiro pode comprar felicidade?”. Escreva o que você pensa sobre o assunto.

Converse com pessoas que concordam e discordam de você. Questione suas convicções. Depois, pense em situações que ilustrem pontos de vista diferentes sobre o tema e considere que personagens poderiam representar cada um desses pontos de vista.

 

Um ponto de partida é tudo o que você precisa para começar a escrever.  

Nesse primeiro momento, evite qualquer autocrítica e preocupe-se apenas em explorar livremente esse universo de ficção e seus personagens.

Mesmo que, em futuras revisões, você decida iniciar o texto de outra forma, esse exercício vai ajudar você a colocar a caneta no papel (ou os dedos no teclado) e começar a transformar suas ideias em histórias.

Perguntas similares