• Matéria: Português
  • Autor: isabel25678
  • Perguntado 8 anos atrás

Alguém já leu o livro Dom Casmurro?

Pode fazer o poema pra mim?

Respostas

respondido por: Ldlove1
5
olha fiz esse aqui não sei se tá bom o suficiente. A habilidade de Machado de Assis em criar um clima de incerteza e ambiguidade atinge o ponto mais alto em Dom Casmurro, seu romance mais famoso.

A intenção de Betinho, ao rememorar sua história, é tentar resgatar o tempo passado, talvez compreender o que aconteceu entre ele e Capitu. Para isso, chega ao ponto de mandar construir uma casa como aquela onde viveu a infância e a adolescência. Diz o narrador : " O meu fim evidente era atar duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola - se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo e esta lacuna é tudo".

Como a história é narrada pelo próprio personagem que viveu os fatos, depois de muito tempo , temos um relato marcado pela ambiguidade, que não esclarece definitivamente se o adultério ocorreu de fato ou tudo não passou de um terrível engano de marido ciumento.

Ldlove1: continuaçao : Importa observar também que em Dom Casmurro, assim como em outras obras de Machado de Assis, temos uma característica que foge às técnicas de descrição realistas por ser um fator que envolve subjetividade: a análise psicóloga dos personagens . Em muitas passagens, aliás o leitor é convidado a refletir como narrador sobre a atitude de determinados personagens, e essa "conversa" com o leitor é também um traço tipicamente machadiano.
Perguntas similares