Quais são as três grandes linhas de pensamento que predominaram na Renascença? Explique-os! Me ajudem por favor
Respostas
Olá! Espero ajudar!
O Renascimento constituiu-se em um movimento artístico, cultural e científico que marcou a passagem da Idade Média para a Moderna.
O Renascimento teve como uma de suas características principais a valorização do homem. O homem é visto como centro de todas as coisas, havia uma crença na capacidade humana.
Três linhas de pensamento podem ser destacadas no Renascimento -
A inspirada nas idéias de Platão que consideravam o homem como parte integrante da natureza e sendo, por tanto, capaz de agir nele baseando-se na sua razão.
A baseada nos pensadores de Florença, que pregavam a liberdade política e a República inspirada na Roma Antiga.
A que afirmava que o homem seria o protagonista de sua história, podendo modificar a realidade por meio de seu conhecimento científico, da política e da cultura.
Resposta:
A filosofia renascentista trata-se de um período de transição entre idade média e idade moderna (século XIV). As três linhas de pensamento que predominam nessa época são:
I – Aquela proveniente da leitura das obras de Platão, e de obras neoplatonistas, bem como a descoberta de livros do Hermetismo, que trazem a concepção da natureza como um ser vivo, onde o homem faz parte dela e pode agir sobre a mesma através da magia natural).
II - A oriunda dos pensadores de Florença, que valorizava a vida ativa (politica) e defendia a liberdade política, no sentido de recuperar a ideia de República, inspirada na Roma Antiga.
III – A que indica o ideal do homem como detentor do seu próprio destino, podendo modificar a realidade tanto através do conhecimento, quanto através da política, das técnicas e das artes.
Explicação: