• Matéria: Filosofia
  • Autor: gutembergnascim
  • Perguntado 9 anos atrás

As relações da concepção essencialista na Educação

Respostas

respondido por: osergiowxy
38
 A concepção essencialista, segundo aquilo que é o homem é definido por uma essência anterior ou exterior a ele, essa concepção afirma que o homem têm uma essência a ser atingida com a educação, daí a relação com a educação. Nessa perspectiva o educador define de antemão o que constitui essa essência humana, para saber que tipo de adulto se quer formar.
respondido por: EduardoPLopes
1

A concepção essencialista na educação se relaciona com as teorias inatistas na Filosofia, que podem ser marcadas tanto pelo idealismo platônico (em que as formas existem independentes dos particulares) quanto pelas ideias etnocêntricas dos séculos XVIII e XIX.

De acordo com esta perspectiva a natureza obedeceria a um conjunto, em algum sentido predeterminado, de regras e práticas, e não seria socialmente construída, de modo que não seria necessário adaptar o modelo educacional às diferentes necessidades dos alunos, mas sim aplicar um que fosse ou universalmente válido ou válido para o "tipo" de aluno que se tem mente.

Esta concepção é profundamente criticada pela concepção materialista histórica, e é hoje pouco influente no ambiente acadêmico.

Mais sobre concepções filosóficas de educação em;

https://brainly.com.br/tarefa/15796077

Anexos:
Perguntas similares