• Matéria: Filosofia
  • Autor: mirelamairla3521
  • Perguntado 8 anos atrás

Um avião caiu em uma ilha, para viver em harmonia, precisa criar leis para: Partilha do alimento, da água, da terra para plantio, da pesca e da caça. (não há muito recursos desses na ilha)Casas, madeiras para construção, folhas de árvores e cipós para amarração.Família, educação dos filhos, casamento e separação.Crimes, roubos, homicídios, mentiras, constituição do tribunal de julgamento.Trabalho, comércio, sistemas de trocas e dê valor (como determinar o valor de cinco peixes em relação à construção de uma cabana),

Respostas

respondido por: lucasmessali150201
6
- Partilha do alimento: Até encontrar novas fontes de alimento, faria um inventário do que há e racionar de acordo com as necessidades dos sobreviventes. 
  Determinaria os mais capacitados a procurar alimentos e estocaríamos a caça e os achados. 

- Partilha da água: Alguns sobreviventes seriam responsáveis por achar cocos e corpos d'água (doce). Talvez houvesse algo nos destroços que possibilitasse a construção de um dessalinizador de água marinha. É claro, a água seria estocada (talvez nos próprios cocos).

- Terra para plantio: Por ser uma ilha, o solo deve ser arenoso, impossibilitando ou dificultando qualquer plantio (a não ser o da flora nativa). Inicialmente não haveria distribuição de terras cultiváveis - isto é, até que se achasse alguma.

-  Pesca e caça: Os animais capturados pela equipe responsável por esta atividade seriam desidratados (ao sol ou fogo) e armazenados. A partilha se daria de acordo com a quantidade de energia gasta para a captura e o restante de acordo com as necessidades energéticas (ex.: uma criança não receberia o mesmo que um homem adulto).

- Casas: Seria um trabalho cooperativo (tendo em vista que é uma comunidade pequena): novamente, há a secção da força de trabalho e a designação das funções visando uma maior eficiência (ex.: parte 1 - amarras; parte 2 - corte de madeira; parte 3 - escavação dos alicerces). Começaríamos fazendo uma grande cabana que abrigaria a todos. Só então pensaríamos em fazer moradias individuais.

- Ferramentas: Utilizaríamos os destroços da aeronave para fazer algumas ferramentas além de pedras e madeira endurecida pelo fogo (este teria início por meio de fricção).

- Família: Com a relativa estabilização da população, se poderia pensar na constituição de famílias (isto é, caso existam homens e mulheres em idade reprodutiva).
 
- Educação dos filho: A educação se basearia nos conhecimentos dos pais e dos sobreviventes mais instruídos (sendo, a princípio, oral), assim como a educação moral.

- Tribunal de Julgamento: Os delitos e crimes seriam julgados por um conselho que reuniria os sobreviventes - avaliando as circunstâncias e a substância da ação - e o visivelmente mais equilibrado e moral teria a palavra final. A punição se daria de acordo com a gravidade e seria aplicada com a aprovação da maioria (ex.: estupro - punido com a morte) 

- Trabalho: A divisão do trabalho se daria de acordo com as habilidades e conhecimentos de cada um que os passaria a seus filhos. 

- Comércio: Os produtos teriam de passar por uma triagem comunitária (o que só é possível em comunidades pequeníssimas) e o excedente (o que não é necessário ao bem estar da todos) poderia ser comercializado sem mais interferências. Tudo seria pautado por um código moral instituído pelo tribunal comunitário (ex.: os pais não podem vender os próprios filhos).

- Valor do trabalho: Não haveria uma "tabela de preços", os produtos teriam os preços que os vendedores e compradores considerassem justos (mas é claro, se houvesse preços abusivos ou demasiado baixos, o comprador ou vendedor poderia recorrer ao tribunal comunitário).

lucasmessali150201: Espero ter ajudado.
Perguntas similares