• Matéria: História
  • Autor: juliadobieber
  • Perguntado 9 anos atrás

SOCORRO PRECISO DISSO ME AJUDEM POR FAVOR MESMO :'(
Defina em seu caderno cada um dos termos a seguir :

INDUIGÊNCIA, 
HUGUENOTE ,
CELIBATO CLIERICAL ,
INDEX LIBRORUM PROIBITORUM,
COMPANHIA DE JESUS 
SANTO OFICIO ,
DEFINE CADA UMA DELAS !

Respostas

respondido por: catrianemoreira
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Indulgência
Facilidade para perdoar os erros cometidos pelos outros: mostrar indulgência.
Ato de absolver um castigo, uma pena, uma ofensa etc; clemência, tolerância ou perdão.
Catolicismo. Remissão dos castigos e/ou pecados cometidos cuja culpa já tenha sido perdoada pela igreja; misericórdia.
P. ext. Capacidade para ser tolerante às ações ou particularidades dos outros.
Característica de quem ou daquele que é indulgente.

Huguenotes
Recebia o nome de huguenote todo o seguidor da religião protestante na França. Eram na maioria calvinistas (acreditavam nos ensinamentos de João Calvino) e membros da Igreja Reformada. A origem do termo é creditada aos católicos franceses, que o teriam criado baseando-se no nome de Besançon Hugues, líder religioso suíço.

celibato clerical
É seguir o exemplo de Jesus que viveu solteiro a vida toda, não se casando com nenhuma mulher, nem tendo filhos, vivendo para Deus e sua Igreja.

index librorum prohibitorum
Trata-se do Índice de Livros Proibidos pela censura vaticana. Eis alguns dos autores marcados pela ira da Igreja Católica: Erasmo de Roterdão (1469–1536,  toda a sua obra), Teresa de Jesus (1515–1582, Amar e Sofrer e Vida), Thomas Hobbes (1588–1679, toda a obra), Voltaire (1694–1778, Cândido), Jean-Jacques Rousseau (1712–1778, O Contrato Social), Honoré de Balzac (1799–1850, A Comédia Humana), George Sand (1804–1876, todos os romances de amor), John Stuart Mills (1806–1873, Princípios de Economia Política), Gustave Flaubert (1821–1880, Madame Bovary) e Jean-Paul Sartre (1905–1980, toda a obra).

Companhia de Jesus Em 1534, o cavaleiro espanhol Inácio de Loyola criou a Companhia de Jesus. Seu objetivo principal era combater o protestantismo através do ensino religioso dirigido; a influência crescente da Reforma preocupava cada vez mais a Igreja católica e a aristocracia européia. Mas a divisa da Companhia — Ad Majorem Dei Gloriam (Para a Maior Glória de Deus) — mostra a intensidade de seu apostolado. Além do ensino em colégios (o curso secundário autônomo foi criado pelos jesuítas) e universidades, os religiosos consagravam-se a pregações, direção de retiros espirituais, pesquisas exegéticas e teológicas, missões, etc. A Companhia de Jesus não era uma ordem religiosa como s outras. Seus combativos integrantes tinha uma organização quase militar: consideravam-se soldados da Igreja e achavam que deviam infiltrar-se em todas as atividades sociais e culturais, a fim de eliminar aqueles que pusessem em risco os princípios do catolicismo. Em 27 de setembro de 1540, a Companhia de Jesus recebeu a aprovação oficial do Papa Paulo III, na bula Regimini Militantis ecclesiae. Seus membros deviam presar voto especial de obedência ao sumo pontífice e dependiam diretamente dele. A Companhia estava dividida, em províncias que, agrupadas de acordo com critérios geográficos e linguísticos, formavam assistências. Os superiores de cada província governavam todas as casas; estas tinha seu próprio superior, que nos colégios denominava-se reitor. O supremo poder da companhia pertencia ao Superior-Geral eleito pela Congregação Geral, formada pelos delegados das diversas provincías. Da formação dos jesuítas fazem parte estudos de religião, línguas, humanidades, leis e medicina. Além de sua intensa atividade na Inquisição e na luta contra o protestantismo — sobretudo na Itália e na Espanha —, a principal tareja dos religiosos foi evangelizar os indígenas das regiões recém-descobertas.


O Tribunal do Santo Ofício era uma instituição eclesiástica de carácter "judicial", que tinha por principal objetivo "inquirir heresias" - daí também ser conhecido como Inquisição.
As origens desta instituição podem ser encontradas na Idade Média, embora nesse período da História assumisse contornos bem distintos dos desta instituição na época moderna. A repressão dos movimentos heréticos desde sempre foi uma preocupação que afligia tanto os senhores laicos como os senhores eclesiásticos. De início, a Igreja era a responsável pela punição espiritual dessas heresias, que em casos extremos eram reprimidas com a excomunhão dos infratores, excluindo, portanto, a repressão violenta







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