Respostas
O censo demográfico do Brasil de 1872 foi a primeira operação censitária realizada em território brasileiro, à época imperial.[1] [2]
Durante o período imperial, o governo sentiu necessidade de obter dados estatísticos para melhor conhecer o País. Por conta disso, em 1871, criou a Diretoria Geral de Estatística – DGE, para organizar as atividades estatísticas nacionais e realizar, no ano seguinte, o primeiro recenseamento feito no Brasil. Com a instalação da República, o novo governo reorganizou a DGE e ampliou suas atividades, implantando o registro civil de nascimentos, casamentos e óbitos. A partir de 1890, realizados pela então Direção Geral de Estatística, os censos ocorreram de dez em dez anos, com a exceção de 1910 e 1930, nos quais a conjuntura política impediu a realização.[3]
Foram recenseados todos os moradores em domicílios particulares e coletivos e que se encontravam nele na data de referência do censo que foi o dia 1º de agosto de 1872. A distribuição da população se fez segundo a cor, o sexo, o estado de livres ou escravos, o estado civil, a nacionalidade, a ocupação e a religião.
O primeiro recenseamento oficial realizado em 1872 identificou que o Brasil possuía 10.112.061 de habitantes.
Inicialmente, cabe destacar que o recenseamento oficial é a contagem periódica da população realizada por um órgão oficial, com o objetivo de permitir a formulação de políticas públicas voltadas para a melhoria dos indicadores (sociais, educacionais, econômicos, de saúde) de uma região e do país inteiro.
Trata-se portanto de instrumento que permite conhecer todas as características da população de um país.
No Brasil, o primeiro censo demográfico ocorreu em 1872, sendo mensurada a população naquela época de 10.112.061 (dez milhões, cento e doze mil, sessenta e um) de habitantes.
Leia mais sobre recenseamento no Brasil:
https://brainly.com.br/tarefa/24748185