Quais elementos vistos no capítulo poderiam servir para apontar a existência de uma dinâmica Colonial que não se restringe apenas a fornecer benefícios, mesmo que limitados, a Metrópole portuguesa?
Respostas
A economia colonial: extrativismo, agricultura, pecuária, mineração e comércio.
Por ser uma colônia, ainda na época do descobrimento, o comércio internacional no Brasil se restringia apenas à metrópole, Portugal. O comércio interno não existia ainda, pois o objetivo do território era somente fornecer matéria-prima para a capital.
Durante os primeiros trinta anos após o descobrimento, a fonte de matéria-prima e riqueza no Brasil era através da retirada de pau-brasil. Do tronco da árvore era possível produzir tinta, que tingia os tecidos da realeza portuguesa. Para a retirada, os portugueses usavam mão-de-obra indígena, que garantiam por meio do escambo. Oferecendo objetos como espelhos e chapéus em troca da força humana, os portugueses conseguiram extrair imensas quantidades de pau-brasil, levadas para Portugal, quase extinguindo a espécie. É importante destacar que o extrativismo se concentrou no Nordeste, principalmente na Bahia, já que as outras regiões do país ainda não haviam sido exploradas pelos colonos.