Quais são os principais mecanismos de transformação do nitrogênio inerte, presente no ar atmosférico, em nitrogênio para o ambiente e a biota?
Respostas
O principal mecanismo de transformação do nitrogênio nas plantas é o chamado Ciclo do nitrogênio. Consiste na absorção de N2 pelas bactérias fixadoras de nitrogênio em dois sítios: nos nódulos das raízes de plantas leguminosas e bactérias soltas presente no solo. As bactérias no interior do nódulo quebram a ligação tripla de nitrogênio e adicionam 1 H+ em cada, 3 vezes, produzindo então amônia (NH3) e íon amônio (NH4) que são absorvidos pela planta. Nas bactérias presentes no solo, após a formação de amônia, bactérias nitrificantes transformam a amônia em nitrito (NO2) e são assim absorvidas na planta. Depois do uso, ocorre a desnitrificação do nitrato por bactérias desnitrificantes e o N2 é devolvido para o ar atmosférico para ser novamente usado, ou volta em forma de amônia para o solo.
No bioma aquático, existem outras bactérias capazes de fixar nitrogênio, como por exemplo as cianobactérias. Lembre-se também que animais não fazem este processo, todo o nitrogênio ingerido é proveniente direta ou indiretamente de plantas.