• Matéria: Filosofia
  • Autor: alysojdhwoa
  • Perguntado 8 anos atrás

o que é o hábito e a crença em David Hume?

Respostas

respondido por: cayolucio
34
O nosso conhecimento do mundo se dá por meio de percepções. Ele as subdivide em impressões e ideias. As primeiras, as impressões, são as percepções atuais que temos das coisas e do mundo, são portanto, fortes e mais vivas. Enquanto as ideias são fracas e menos vivas porque geralmente são cópias das impressões. 

Por exemplo 
posso ir ao museu e ver uma pintura de Picasso. Neste caso, enquanto vejo a pintura, tenho a impressão da pintura; trata-se de uma percepção forte e viva. Mas numa conversa com um amigo, na qual me lembro da minha visita ao museu e lhe descrevo a minha percepção da pintura, trata-se de uma ideia, uma percepção fraca e menos viva.
respondido por: Matheusieti
18

Para  David Hume o conhecimento sobre o mundo e os espaços ao nosso redor se dão através da percepção.

Dentre suas sentenças podemos destacar:

  1. O homem é o maior inimigo do homem;
  2. O trabalho e a pobreza são o destino da maioria;
  3. A natureza é sempre maior que a teoria;
  4. A razão é escrava das paixões.

A partir das reflexões de Hume, sobre o raciocínio causal, onde um determinado acontecimento ou fato, pode gerar outro, sendo todos os conhecimentos partem do hábito e dos costumes, bem como as aprendizagens.

Hume também dialoga sobre a sensibilidade nos fenômenos decorrentes em nossas vidas, e, é importante que pessoas, geralmente crianças, que acreditam nesse personagem da fantasia, sejam entendidas pelos pais, estes, que deverão ensina-las sobre as diferenças entre o que é ou não real, não desvalorizando seus sentimentos mas ainda sim as ensinando corretamente.

Caso tenha mais interesse sobre a filosofia moderna:

https://brainly.com.br/tarefa/20529509?source=aid14030008

Anexos:
Perguntas similares