• Matéria: História
  • Autor: LariGabii6194
  • Perguntado 8 anos atrás

(Aman-RJ) Os primeiros trinta anos da história do Brasil são conhecidos como período Pré-Colonial. Nesse período, a Coroa portuguesa iniciou a dominação das terras brasileiras, sem, no entanto, traçar um plano de ocupação efetiva. […] A atenção da burguesia metropolitana e do governo português estavam voltados para o comércio com o Oriente, que desde a viagem de Vasco da Gama, no final do século XV, havia sido monopolizado pelo Estado português. […] O desinteresse português em relação ao Brasil estava em conformidade com os interesses mercantilistas da época, como observou o navegante Américo Vespúcio, após a exploração do litoral brasileiro, pode-se dizer que não encontramos nada de proveito. BERUTTI, Flávio. História: tempo & espaço. Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2004. p. 624. Sobre o período retratado no texto, pode-se afirmar que o(a):? gostaria de saber, por favor.

Respostas

respondido por: nitha1
23
período pré-colonial foi um periodo extrativistas. Os primeiros objetos a conseguir lucro ao Império Portugal foi Pau-Brasil, por causa da sua tinta avermelhada que era vendida na Europa. Em sequência foi a cana de açúcar no período já colonial...
Também no período pré-colonial tinha o uso do escambo, onde os índio trabalhavam duro em troca de acessórios que não tinha valor nenhum.
FORTE ABRAÇO!!!
respondido por: acallegari
14

Resposta:

relativo descaso português pelo Brasil, nos primeiros trinta anos de História, explica-se pela aparente inexistência de artigos (ou produtos) que atendiam aos interesses daqueles que patrocinavam as expedições.

Perguntas similares