• Matéria: Filosofia
  • Autor: Gabriel07031
  • Perguntado 8 anos atrás

A Patrícia tentou conciliar a teologia cristã com ideias da filosofia grego-romana em especial nas relações entre fé e razão. para você essa proposta é coerente? por quê?

Respostas

respondido por: Ccdf007
2
Lembrando que é um assunto envolvendo metafísica, logo, não há verdade absoluta em termos de conclusão.


Sim, a proposta é coerente, afinal, nada impede que através de leis que transcendem o conhecimento humano, alguma entidade divina (para nós cristãos, Deus) tenha criado às leis do universo. 


Para isso é importante lembrar que o universo é temporal, ou seja, teve um começo e possivelmente (ainda discutem sobre isso) terá um fim, ampliando ainda este conhecimento, sabemos que dentro das nossas leis universais, matéria não se cria sozinha. 


Se no começo não havia nada (material), não havia tempo (afinal, hoje sabemos que espaço e tempo são interligados, basta estudar um pouco a teoria da relatividade geral de Albert Einstein). Logo, se houve um criador para o universo, ele não poderia estar preso à estas leis, e como sabemos, na teologia cristã, a definição de Deus é justamente essa. O Alfa e o Ômega (princípio e fim, não está preso ao tempo) e imaterial.
Perguntas similares