O licenciamento ambiental hoje sofre de dois grandes problemas. Em primeiro lugar, não houve um processo de aprendizagem em que os critérios do licenciamento tenham se tornado mais rigorosos e voltados aos reais impactos das iniciativas: o licenciamento é excessivamente focado nos efeitos diretos das obras e não considera temas como os grandes deslocamentos populacionais e seus resultados futuros previsíveis: a dimensão tópica do licenciamento existe, mas as conseqüências territoriais dos empreendimentos são mal avaliadas. (ABRAMOVAY, 2010)
O processo de licenciamento ambiental garante em alguma proporção, que empreendimentos grandes, como hidrelétricas, compensem seus impactos ambientais. Porém, apesar disto, o processo apresenta inúmeras falhas. Como as falhas no processo de licenciamento ambiental comprometem a sustentabilidade dos empreendimentos?
a. Grandes empreendimentos geram grandes impactos e os estudos de impactos ambientais, item opcional do processo de licenciamento de grandes empreendimentos, levantam os impactos e os programas para estes impactos.
b. O processo de licenciamento como um todo não considera a sustentabilidade do empreendimento, pois nos estudos ambientais nunca são levantados os reais impactos ambientais gerados.
c. Grandes empreendimentos causam somente impactos ambientais negativos, e se estes não forem analisados de forma correta podem passar pelo processo de licenciamento sem as devidas medidas.
d. O processo de licenciamento é muito diverso e não é possível analisar a relação das falhar com a falta de sustentabilidade do empreendimento.
e. As falhas no processo de licenciamento não garantem que os impactos ambientais negativos sejam compensados, mitigados ou monitorados de forma adequada.
Respostas
respondido por:
7
e. As falhas no processo de licenciamento não garantem que os impactos...
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
a.
O uso de escoltas de soldados desarmados por parte de agentes humanitários do governo e de tanques de guerra de civis e militares - práticas não comuns no Mali - pode reduzir a probabilidade dos ataques.