A visão de Durkheim, em relação à divisão do trabalho social, é muito característica do autor. Assinale a alternativa que melhor a define em termos gerais.Escolha uma:
a. Positiva, já que, segundo ele, a divisão do trabalho era sinal de progresso, aprimoramento do trabalhador e aumento da produtividade e porque se apresentava como um fato social específico da análise da sociologia.
b. Negativa, já que mostrava como a transformação na divisão do trabalho apresentava a ausência de solidariedade entre os indivíduos de uma sociedade.
c. Negativa, porque a separação entre trabalhador e o fruto do seu trabalho traria conseqüências catastróficas para a sociedade.Negativa, já que mostrava como a transformação na divisão do trabalho apresentava a ausência de solidariedade entre os indivíduos de uma sociedade
.d. Positiva, pois apresentava a ação social como principal formadora no desenvolvimento da sociedade.
Respostas
respondido por:
9
Tudo indica que a alternativa certa seja a letra A
Anônimo:
Também acho mais estou na duvida porque a D não é porque eu errei.
respondido por:
1
Resposta:
LETRA E
Explicação:
A divisão do trabalho, para Durkheim, resulta na aproximação e na interdependência dos indivíduos entre si. Nas sociedades modernas, a intensificação da divisão do trabalho gerou maior diferenciação social e laços entre as pessoas. Esse aumento da divisão do trabalho nas sociedades complexas acarreta em um vínculo entre os indivíduos, chamado por Durkheim de solidariedade orgânica. Essa solidariedade age como uma cola social que aproxima as pessoas, fortalecendo as consciências individuais. A solidariedade orgânica, por sua vez, é característica das sociedades ditas primitivas e fortalece a consciência coletiva. Já a divisão anômica do trabalho, diz Durkheim, não gera solidariedade nem integração social.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás