Respostas
Preposição é uma palavra inflexível que liga um termo de uma frase a outro, tornando o segundo subordinado ao primeiro. A preposição pode ligar um substantivo a outro substantivo, um verbo a um substantivo, um adjetivo a um substantivo entre outros.
As preposições podem ser essenciais, acidentais, por contração.
Preposição essenciaisAs essenciais são as que exercem a função de preposição. São essas: a, ante, até, após, com, contra, de, desde, em entre, para, por, perante, sem, sob, sobre.
Exemplos:
O vento sopra sobre a Vila.Aguardo com alegria sua chegada.Aconteceu em março deste ano.Preposição acidentaisAs acidentais são as palavras que além de exercerem a função de preposição também e podem ter outras funções morfológicas. As principais: exceto consoante, durante, mediante, afora, fora, segundo, tirante, visto, senão.
Exemplos:
O ministro agiu segundo as orientações do presidente.Ou você me obedece senão vai ficar de castigo.Preposição por contraçãoExistem as preposições formadas pela contração, ou seja, quando há perda fonética:
de + o = dode + um= dumdesta = de + estano = em + oneste = em + esteExemplos:
Agora é a hora do intenso tráfego.Há muitas pessoas no estádio hoje.Neste ano quero paz no meu coração.Como também as preposições formadas por combinação, juntando com outras palavras sem perder nenhum componente fonético:
a + o= aoa + os= aosa + onde= aondeIsto está certo ao passo que aquilo não.
Aonde quer que você vá te seguirei.
Importante saber:Existem frases em que não se pode contrair a preposição “de” com o artigo. Quando o artigo iniciar o sujeito do verbo, ou o pronome ele ou ela. Por exemplo, na frase: Aquilo não depende do prefeito decidir, está errada. O certo é: Aquilo não depende de o prefeito decidir. E esta frase também está errada: Aquilo não depende dele decidir. O certo: Aquilo não depende de o prefeito decidir, ou de ele decidir.
Há também as locuções prepositivas. São duas palavras ou mais que junta
Resposta:
Explicação: