Respostas
Bom dia! Fruto das teorias de Karl Marx e Friedich Engels, o socialismo científico ou comunismo foi adotado pela hoje extinta União Soviética logo após a Revolução Bolchevique, responsável por acabar com a dinastia Romanov que comandava o Império Russo em seu regime absolutista.
O socialismo soviético, anteriormente idealizado por Vladimir Lenin como uma sociedade democrática, acabou direcionada a uma forma de autoritarismo pelas mãos de Joseph Stalin a partir da década de 20.
Cada Estado soviético era representado pelo parlamento, chamado Soviete Supremo, que permanecia sob influência do Partido Comunista, em particular o chamado "Politburo", um grupo de dirigentes que comandava com mão de ferro as demais repúblicas da União. Durante o período de governo de Stalin, a vida política, econômica e social soviética era fortemente controlada - e reprimida- pelo Estado, freqüentemente se utilizando de violência e pelo chamado "inferno da burocracia", controlando cada etapa e aspecto da sociedade.
Alguns dos pontos principais da maioria das vertentes socialistas são a recusa à propriedade privada; a necessidade de intervenção do Estado para garantir a justiça e igualdade; a crítica à burguesia, com sua postura individualista, que se contrapõe ao ideal solidário e cooperativo do socialismo. Marx também acreditava que o socialismo só poderia se impor através de uma revolução necessariamente violenta pelas mãos do proletariado.
A URSS foi essencial nas ações de combate ao nazismo de Hitler e na conseqüente vitória na II Guerra Mundial; foi pioneiro na corrida espacial, e protagonizou décadas de Guerra Fria contra os EUA, numa disputa político-ideológica pela supremacia mundial.