semelhança das obras de engenharia civil da antiguidade com as obras dos dias atuais? heeelllpppp :)
Respostas
O conceito de engenharia existe desde que o homem desenvolveu invenções como a polia, a alavanca e a roda, mas as primeiras construções da engenharia civil são as pirâmides do Egito, (que surgiram entre 4.000 e 2.000 a.C.). A partir daí, o desenvolvimento de sistemas construtivos e o uso de novos materiais levaram ao surgimento das Muralhas da China, o Partéon, os aquedutos, pontes e barragens romanas, e muitas outras grandes obras.
LINHA DO TEMPO DA ENGENHARIA3000 a.c.ANTIGUIDADEGrandes obras de engenharia surgiram há mais de cinco mil anos na Mesopotâmia. No Antigo Egito, dentre as mais notáveis estão as Pirâmides de Gizé, feitas há mais de quatro mil anos, e a cidade de Alexandria.
Na Grécia Antiga, houve, pela primeira vez, a conexão entre a engenharia e a ciência pura. Arquimedes é considerado o pioneiro na aplicação de conceitos físicos e matemáticos. Ele criou um sistema capaz de transportar água para diferentes elevações.
Vitrúvio elabora um dos manuscritos mais antigos sobre engenharia no qual descreve as técnicas e habilidades que um engenheiro deve dominar, como conhecimentos científicos, filosóficos e éticos, dentre outros.
400 d.c.PERÍODO MEDIEVALCriação de grandes fortificações em castelos, para prevenir invasões, avanços na utilização de rodas de água para transportar água e mover moinhos e na construção de canais navegáveis.
1400ERA MODERNAA partir da Renascença, o engenheiro passou a ganhar importância e reconhecimento. Filippo Brunelleschi, pioneiro, projetou o domo da catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença. Depois da Revolução Industrial, na Europa, as obras estruturais necessárias para o desenvolvimento industrial eram geralmente conduzidas por engenheiros militares.
No século XX, a Engenharia Civil passou a se desenvolver e se especializar, com os avanços científicos e fundamentações teóricas do comportamento dos materiais.