O crescimento do comércio após a Baixa Idade Média foi impulsionado pela entrada de produtos orientais nas feiras comerciais, especialmente as especiarias. A princípio, o comércio dessas especiarias era concentrado nas cidades italianas de Gênova e Veneza, mas, com o tempo, outras cidades e reinos passaram a tomar parte nesses negócios. O texto a seguir comenta esse contexto.
Mercadores do recém-criado reino de Portugal, ainda com a capital fixada em Guimarães, serviam inicialmente de intermediários entre as grandes feiras orientais, como a de São Demetério, em Tessalônica, e as célebres feiras do condado de Champanhe, no nordeste da França. Entretanto, ao mesmo tempo em que o comércio com o norte da Europa através de Champanhe prosperou, no século XIII as dificuldades de transporte por terra conduziram à necessidade de abertura de novas rotas marítimas. Primeiro, via cidade do Porto e, depois, por Lisboa. Os lusos passaram da disposição de intermediários para distribuidores, o que não significa que tenham continuado a existir, embora de forma secundária, atravessadores portugueses lidando diretamente com produtos importados do Oriente.
RAMOS, Fábio Pestana. No tempo das especiarias: o império da pimenta e do açúcar. São Paulo: Contexto, 2006. p. 24.
Com base no texto e em seus estudos, assinale a alternativa correta.
(A)
O comércio de especiarias com o Oriente manteve-se focado apenas nas cidades italianas.
(B)
As rotas por terra, para chegar à feira de Champanhe, mostraram-se as mais lucrativas para os europeus.
(C)
As cidades portuguesas tornaram-se importantes para o comércio com o Oriente, pois encontravam-se em regiões portuárias de fácil acesso, tanto para os mercadores orientais quanto para os europeus que iam em direção à feira de Champanhe.
(D)
Os portugueses envolveram-se no comércio com o Oriente apenas como intermediários, pois seus portos não eram adequados para o comércio em grande escala.
(E)
O comércio com o norte da Europa estimulou o trânsito pelas rotas que passavam pelas cidades italianas, impedindo outras regiões de travarem relações comerciais com o Oriente.
Respostas
respondido por:
162
(D)
Os portugueses envolveram-se no comércio com o Oriente apenas como intermediários, pois seus portos não eram adequados para o comércio em grande escala
Os portugueses envolveram-se no comércio com o Oriente apenas como intermediários, pois seus portos não eram adequados para o comércio em grande escala
respondido por:
12
Resposta:
Letra C
Explicação:
Acabei de conferir o gabarito da atividade.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás