Respostas
Primeira etapa: Tratamento primário
Quando o esgoto chega à estação de tratamento, ele atravessa obrigatoriamente um conjunto de grades, de tamanhos diferentes, que serve para reter todo e qualquer material sólido pesado (de grandes tamanhos), como garrafas de plástico, papel etc.
Podemos dizer que, nessa etapa, ocorre um processo de filtração. Essa etapa favorece que o esgoto escoe pelos tubos e caixas da estação mais rapidamente.
Esgoto sendo filtrado ao entrar na estação
Segunda etapa: Desarenação
O esgoto escoa para um grande tanque, onde recebe uma injeção de ar que faz com que os materiais mais densos desloquem-se para o fundo. Geralmente é a areia que vai para o fundo do tanque.
Terceira etapa: Decantador primário
O esgoto é deslocado para um novo tanque, onde recebe uma substância química que faz com que os materiais com densidade menor agrupem-se e desloquem-se para o fundo, normalmente são fezes e dejetos.
Ao final da decantação do material sólido, é formada uma espécie de lodo.
Quarta etapa: Peneiração do lodo
Nessa etapa, o lodo formado na etapa anterior é separado do líquido por meio de uma nova peneiração. O lodo é retirado por grandes pás e reservado em um tanque separado.
Quinta etapa: Aeração
O líquido filtrado na quarta etapa é transferido para um novo tanque, onde há bactérias que realizam a decomposição do material orgânico (resto de fezes) que ainda permanece no esgoto.
Para acelerar o trabalho das bactérias, uma generosa quantidade de ar é adicionada ao líquido.
Esgoto recebendo ar no tanque de aeração
Sexta etapa: Decantação secundária
Após a aeração e a decomposição promovida pelas bactérias, o esgoto é transferido para o próximo tanque, onde permanecerá em repouso até que todo material mais denso formado a partir da decomposição das bactérias seja deslocado para o fundo. Por fim, uma nova filtragem é realizada para separar o lodo do líquido.
Ao final dessa etapa, há a formação de um novo lodo no fundo do recipiente, que é retirado com o auxílio de pás e é misturado com o lodo peneirado na quarta etapa.
Sétima etapa: Tratamento químico e secagem do lodoO lodo formado é tratado com o auxílio de bactérias para a decomposição do material;Em seguida, sofre uma desidratação (retirada de água);O material final é utilizado como adubo;
Tanque cheio de lodo proveniente do esgoto
Oitava etapa: Tratamento da água
A água livre de todos os dejetos e restos de fezes deve receber uma dose de cloro para a eliminação das bactérias restantes. Assim, ela pode ser reutilizada em escala agrícola ou industrial.
Resposta:
1 – Gradeamento
2 – Caixas de areia ou desarenador
3 – Reator Anaeróbica
4 – Filtro Biológico Aerado
5 – Decantação
6 – Desinfecção