Respostas
No ano de 1820 deu-se a Revolução Liberal do Porto, onde a burguesia portuguesa quis voltar a sua supremacia comercial. Após isso, o parlamento português fez com que D. João VI jurasse lealdade à Constituição e voltasse a Portugal. Com isso, D. Pedro foi deixado no Brasil, sendo príncipe.
A pressão que era feita contra o controle de Portugal na colônia foi cada vez maior, no qual a metrópole começou exigir a volta de D. Pedro, mas a sua resposta a Portugal foi clara, com a famosa frase que dizia: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, diga ao povo que fico”.
Com isso, a relação entre a corte de Lisboa e a Independência do Brasil tem porque foi o príncipe D. Pedro quem proclamou a independência, no dia 07 de setembro de 1882. A proclamação da independência ocorreu devido ao fato de certas exigências feitas pela corte portuguesa e, com isso, separando oficialmente a política entre a colônia e Portugal.
Com isso, no dia 12 de outubro de 1882, D. Pedro tornou imperador e, em dezembro do mesmo ano, foi coroado pelo bispo do Rio de Janeiro, onde recebeu o título de D. Pedro I.