Olá,minha turma irá realizar um julgamento ,o réu será Dom Pedro primeiro,teremos a defesa e a acusação fiquei com acusação por isso queria a ajuda de vocês para mim falaram os pontos negativos que ele realizou Durante seu reinado,quem mim responder terá bastante pontos, obrigada desde já.
Respostas
Dualidade Política - Como chefe do Poder Moderador, o Imperador figurava de árbitro do sistema constitucional e eixo de toda atividade governamental. Essa dualidade demonstrava uma tensão entre um modelo liberal, mas oligárquico, e um outro autoritário, mas modernizador. Enfeixando os poderes Moderador e Executivo, o Imperador podia intervir em inúmeros casos, fazendo prevalecer o primado constitucional
Triângulo amoroso - formado por D. Pedro I, Leopoldina, e Domitila.
Guerra impopular - (Guerra Cisplatina) Os brasileiros não apoiaram este conflito, pois sabiam que o governo aumentaria os impostos para financiar a guerra. Este episódio desgastou ainda mais a imagem de Dom Pedro I.
Este dinheiro gasto nos combates desequilibrou a economia brasileira, já desfalcada com o valor gasto para o reconhecimento da independência do país. Se o Brasil ainda saísse vitorioso, valeria a pena todo investimento. Mas isto não aconteceu.
A Inglaterra, que tinha interesses econômicos na região, atuou como mediadora. Em 1828, propôs um acordo entre Brasil e Argentina, o qual estabeleceu que a Província da Cisplatina não pertenceria a nem dos dois, mas seria independente. Nascia aí a República Oriental do Uruguai.
O desfecho desfavorável ao Brasil agravou a crise política no país. A perda da província foi um motivo a mais para a insatisfação dos brasileiros com o Imperador, que acabou renunciado em 1831.