• Matéria: Pedagogia
  • Autor: dudaandrade594
  • Perguntado 8 anos atrás

Sabendo que a formação continuada é importante para o docente e para o aluno, como a professora poderia fazer o uso da lei ou de diretrizes para solicitar uma postura diferente da direção da escola em que trabalha?

Respostas

respondido por: Kfranco23
43
É uma pergunta bem interessante.

Bom, pra começar, o professor (assim como toda a equipe escolar) deve ter conhecimento acerca do que determina a  LDB em relação à formação continuada e sua importância para o melhor trabalho dos docentes em sala de aula.

A partir daí, ele pode cobrar uma postura atenta da escola em relação  à valorização do profissional docente, conforme dispõe a LDB, e as vantagens oferecidas aos alunos a partir dessa valorização.

Mas o que é essa Formação Continuada e pra que serve mesmo?

Esse tipo de formação, também entendida como formação complementar, é uma atualização de conhecimentos ante aos novos desafios da modernidade, o que vale para todas os níveis de ensino (fundamental, médio e superior).

Além do próprio conhecimento que se adquire com as formações (pois temos a inicial, a pedagógica e continuada), o docente também pode progredir com a titulação. Ou seja, só temos a ganhar.

É um direito de todos os profissionais que trabalham com a educação. Dessa forma, a escola precisa valorizar esse profissional colocando em prática o que determina e orienta  a LDB sobre esse assunto e possibilitando a ingressão do docente ao curso

E o aluno? Como ele pode ganhar com essa formação?

O aluno terá em sala de aula um professor que se preocupa com os avanços da modernidade, atualizado, e que adequa o ensino às novas propostas.






Perguntas similares