• Matéria: Sociologia
  • Autor: Isabela7711
  • Perguntado 8 anos atrás

O indivíduo muda a sociedade ou a sociedade muda o indivíduo?

Respostas

respondido por: cycle
23
Ambas as coisas ocorrem ao mesmo tempo, com maior incidência da segunda hipótese, pois, já dizia Rosseau, "o homem é produto do meio". À medida que o indivíduo entra em contato com a sociedade, sua humanidade vem à tona e este insere-se mesmo que de forma reservada a seus próprios interesses, mudando a sociedade de forma reduzida, restringida aos familiares ou pessoas próximas. Há algumas pessoas que transformam a sociedade de outras maneiras e em maior em escala. Porém, a sociedade pode mudar o indivíduo positiva ou negativamente, a depender do meio social em que este está inserido. 

Isabela7711: Quando você diz que há algumas pessoas que transformam a sociedade... como elas transformam? e você acha que uma única pessoa pode mudar totalmente A sociedade? Porque Durkheim também afirmava que nenhum indivíduo, por mais importante que seja, consegue decidir totalmente os rumos que a sociedade vai seguir...
cycle: Transformam à medida que existem. Entendo que, para que apenas uma única pessoa mude a sociedade, esta precisa começar algo que irá ou poderá mudá-la em determinado decorrer da história. É correta a afirmação de Durkheim, geralmente, é neste âmbito que se fundamentam os movimentos sociais.
cycle: Quando você utiliza o termo "sociedade", estamos falando desde uma relação organísmica de três pessoas, bem como a de um país, por exemplo. Então, uma pessoa poderá mudar a sociedade à longo prazo, começando de algo que propõe desde efeitos menores até maiores.
cycle: Em contrapartida, todos precisamos mesmo de uns dos outros. Creio que Durkheim, afirmou sociologicamente que, para fazer algo significativo precisamos de muitas pessoas. Mas de forma filosófica, a mudança pode ocorrer a partir de nós dentro da sociedade habitável dentro de cada um ou das pessoas que existem ao nosso redor.
Perguntas similares