Segundo Gil (2002), a pesquisa pode ser classificada sob o ponto de vista do problema, e poderá ser: Pesquisa quantitativa: esse tipo de pesquisa dá ênfase à representatividade numérica, e Pesquisa qualitativa: esse tipo de pesquisa não dá ênfase à representatividade numérica e sim em buscar explicações para os dados apresentados. De acordo com o livro, vimos que existem grandes diferenças entre elas, assinale abaixo a opção correta:
A pesquisa quantitativa tem proximidade do pesquisador frente aos fenômenos estudados.
A pesquisa quantitativa tem uma abordagem aprofundada e com análise de conteúdo.
A pesquisa qualitativa tem uma abordagem aprofundada e com análise de conteúdo.
A pesquisa qualitativa conta com um questionário estruturado.
Respostas
A) A pesquisa quantitativa tem proximidade do pesquisador frente aos fenômenos estudados.
INCORRETA, visto que a pesquisa QUALITATIVA é que tem proximidade com o pesquisador. A pesquisa Quantitativa se distancia dos fenômenos. Ela acredita que a analise da realidade se dá pela analise do maior numero de dados analisados por instrumentos padronizados e neutros.
B) A pesquisa quantitativa tem uma abordagem aprofundada e com análise de conteúdo
CORRETA já que a pesquisa quantitativa tem o objetivo de quantificar as informações, é focada na objetividade e crê na obtenção da realidade por meio dos dados levantados. Analisar o conteúdo é enxergar a realidade.
C) A pesquisa qualitativa tem uma abordagem aprofundada e com análise de conteúdo.
INCORRETA já que a pesquisa QUALITATIVA mesmo que se preocupe com aprofundamento da questão não tem como objetivo de analise o conteúdo. Há uma subjetividade nesse tipo de pesquisa , onde o importante é produzir novas infos sobre a questão, não esmiúça-las. Não quantificam – se valores nem trocas , nem submete-se à prova de fatos já que os dados são não – métricos (suscitados e de interação) e se valem de diferentes abordagens.
D) A pesquisa qualitativa conta com um questionário estruturado.
INCORRETA já que a pesquisa QUALITATIVA não se prende a uma metodologia especifica. Existe uma hierarquização das ações (descrever , compreender , explicar) mas não com uma rigidez metodológica, um modelo único de pesquisa (baseado numa analise positivista dos fatos).