Hoje, os cargos requerem maior flexibilidade e participação contínua das pessoas transformando-as em equipes multidisciplinares mutáveis com o ambiente. Cargo pode ser definido como a aglomeração de todas as tarefas e funções atribuídas ao seu ocupante. É um composto de deveres e responsabilidades, e é por meio dos cargos que a organização distribui e utiliza seus recursos humanos. (KNAPIK, Janete. Gestão de pessoas e talentos. Curitiba: InterSaberes, 2012).
Com base no que estudamos no material didático sobre a diferenciação entre análise e descrição de cargos, enumere a 2ª coluna de acordo com o estabelecido na 1ª coluna, e na sequência assinale a alterativa correta:
Coluna 1:
1. Análise de cargos
2. Descrição de cargos
Coluna 2:
( ) Focaliza as atribuições que o ocupante deve possuir.
( ) Focaliza as atribuições do cargo.
( ) Compreende os deveres e responsabilidades do cargo.
( ) Processo de coleta de dados.
A 1, 2, 2, 1.
B 2, 1, 2, 1.
C 1, 2, 1, 2.
D 1, 1, 2, 2
E 1, 2, 1, 1.
Respostas
Olá!
A alternativa B é a que melhor se aplica como correta.
Partindo deste ponto, podemos notar que a análise de cargos geralmente lida com as habilidades e competências do funcionário, assim como responsabilidades, aspectos físicos e as condições de trabalho.
Enquanto a descrição de cargos, se relaciona com o sumário e histórico das atividades, assim como as principais responsabilidades do cargo, e eventuais comunicações que podem ocorrer entre o cargo e a função desempenhada.
Até mais!
Resposta A
Comentário: A análise de cargos focaliza as atribuições que o ocupante deve possuir e é responsável pelo processo de coleta de dados.
A descrição de cargos focaliza as atribuições do cargo e focaliza as atribuições do cargo.
Referência: KNAPIK, Janete. Gestão de pessoas e talentos. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 228.