• Matéria: Biologia
  • Autor: edibatistasouza
  • Perguntado 8 anos atrás

6) O vírus Chikungunya (CHIKV) é um arbovirus pertencente à família Togaviridae, que é transmitido por espécies de mosquitos do gênero Aedes: A. aegypti e A. albopictus, causando uma infecção em seres humanos com características clínicas comuns a infecções por outros arbovírus. Das alternativas abaixo, qual a verdadeira? 1 Isolamento viral positivo 2 Detecção de RNA viral por RT-PCR 3 Detecção de IgM em uma única amostra de soro, coletada durante a fase aguda ou convalescente 4 Demonstração de soroconversão (negativo → positivo ou aumento de quatro vezes) nos títulos de IgG, por testes sorológicos (ELISA ou teste de IH), entre as amostras nas fases aguda, preferencialmente nos primeiros 8 dias de doença, e convalescente, preferencialmente de 15 a 45 dias após o início dos sintomas, ou 10-14 dias após a coleta da amostra na fase aguda 5 Todas as alternativas acima são verdadeiras

Respostas

respondido por: carolinegatinh1
6
De acordo com o Ministério da Saúde preconiza para diagnóstico de Chikungunya, os exames utilizados são três metodologias (ELISA IgM / ELISA IgG / RTPCR em Tempo Real). Seguindo o que vem sendo preconizado, então a resposta correta é a 2.

edibatistasouza: obrigada!
meirivania: obrigada
respondido por: Danas
1

A alternativa 2) é a correta.

Atualmente, a técnica de escolha é o RT-PCR para a detecção de RNA viral.

A técnica de PCR via justamente identificar uma parte dessas moléculas de DNA, e a partir dela que surgiu o RT-PCR.

O elucidamento desse processo permitiu o desenvolvimento da tecnologia da PCR (reação em cadeia da polimerase), que é um método de amplificação de DNA a partir de moléculas (moldes) de RNA, que recebe o nome de RT-PCR (transcrição reversa – PCR).

Perguntas similares