• Matéria: ENEM
  • Autor: ariane3102
  • Perguntado 8 anos atrás

Ricardo Barreto trabalha numa Empresa de transportes. Apesar de gostar muito de trabalhar na Empresa, das atividades que realiza, ele está sempre buscando oportunidades para contribuir. Ricardo estabelece suas próprias metas, pesquisa sobre o mercado em que atua, apresenta ideias para resolver os problemas de clientes, tem postura positiva diante das adversidades e constantemente busca feedbacks sobre sua atuação.


Durante sua participação em uma reunião com a equipe de Recursos Humanos, foi comentado que vários funcionários não receberam o pagamento de horas extras adequadamente. Ricardo perguntou ao seu gestor se poderia pensar em uma estratégia para reverter o cenário de insatisfação. Chegou a definir o prazo de entrega de tal tarefa.


Ricardo realizou diversas pesquisas e chegou a idealizar um sistema de ponto, a partir de um aplicativo. Agora, via celular pessoal, com codificação diferenciada, o funcionário pode encerrar o seu expediente, considerando o horário da última entrega. Essa atitude do Ricardo contribuiu para o pagamento adequado das horas extras, reduzindo insatisfações dos colaboradores e, ainda, minimizando a possibilidade de futuros processos trabalhistas.


Com base nessa história, qual é o tipo de profissional a que estamos nos referindo? Analise as alternativas a seguir e assinale a CORRETA:

a.
Empreendedor corporativo criativo.

b.
Empreendedor corporativo clássico.

c.
Empreendedor corporativo sênior.

d.
Empreendedor corporativo vendedor.

e.
Empreendedor administrador.

Respostas

respondido por: Camiilaroocha
90
Empreendedor corporativo clássico.
respondido por: winederrn
34

Letra B.

Trata-se do intraempreendedor clássico.

No intraempreendedorismo clássico, o colaborador se esforça para gerar melhorias na organização em que trabalha. Nesse sentido, ele busca conhecer a organização como um todo (visão holística) e elaborar medidas capazes de melhorar os processos internos e produtos e/ou serviços.

No caso do Ricardo, ele contribui para a correção na falha do registro das horas extras (com o sistema de ponto) da empresa em que trabalha. Deste modo, ele se encaixa no perfil do empreendedor corporativo clássico ou intraempreendedor clássico.

Mantenha-se fiel aos seus objetivos de vida!

Perguntas similares