Popularmente conhecida como "olho-de-peixe", a verruga plantar é causada pelo vírus do papiloma humano - HPV que provoca um espessamento e elevação da pele dos pés, com uma região amarelada e um ou mais pontos negros centrais. O vírus infecta a camada superior da pele através de um lesão cutânea, provocando o rápido crescimento da camada superior da pele e consequente formação da verruga. Em relação a esta patologia, e com base em seus conhecimentos sobre a histologia da pele, podemos afirmar que: Escolha uma: a. O vírus atinge a epideme, que nas regiões palmoplantares apresenta uma camada extra de queratinócitos, que se trata da camada córnea. b. O vírus atinge a epideme, que nas regiões palmoplantares apresenta a camada lúcida constituída por células eosinofílicas e translúcidas. c. O vírus atinge a hipoderme, fazendo com que a multiplicação de células forme uma camada a mais na pele, formando a protuberância da verruga. d. O vírus atinge a derme, que nas regiões palmoplantares apresenta uma camada a mais de queratinócitos, tornando-a mais espessa. e. O vírus atinge a epiderme, constituída principalmente por fibroblastos, que ao se multiplicarem, conferem a característica seca e dura da verruga plantar.
Respostas
Olá
A Alternativa correta é B "O vírus atinge a epiderme, que nas regiões palmoplantares apresenta a camada lúcida constituída por células eosinofílicas e translúcidas."
Essas verrugas se tratam de tumores benignos causados pelo vírus do HPV. A contaminação pode ocorrer facilmente, por ocorrer via epiderme, principalmente quando temos algum machucado ou corte, são pontos de contaminação comuns locais com água como as piscinas, e duchas de vestiários.
Quando a verruga é profunda, se denomina mirmecia e pode inclusive causar dor, verrugas superficiais formam placas e majoritariamente não causam dor.
Para prevenir é bom sempre utilizar chinelos em ambientes de banho comunitário e não ir a piscina com fissuras na pele.
Espero ter ajudado
O vírus atinge a epideme, que nas regiões palmoplantares apresenta a camada lúcida constituída por células eosinofílicas e translúcidas.