Atualmente, dada a grande concorrência do mercado, as empresas precisam informações mais detalhadas e específicas para suas tomadas de decisão. Dentre essas, tem-se a necessidade de método de mensuração dos gastos compatível às imposições formais e informais do novo mercado, isto é, se faz necessário os custeios. De acordo com o conteúdo presente no texto da disciplina, “sistemas de custeios, ou métodos de custeios, referem-se...” Assinale a alternativa que completa corretamente, segundo a teoria apresentada no texto da disciplina, o enunciado desta questão: A a) às formas como os custos são calculados e aplicados aos produtos e serviços. B b) às intensões sobre quais devem ser os patamares dos custos dos produtos que serão produzidos, pois o que já ocorreu não pode ser alterado. C c) aos cinco tipos de custeios contábeis: absorção, variável, ABC, C/V/L e, por fim, Mark-up. D d) aos artefatos contábeis que permitem a precificação dos ativos quanto aos gastos que podem ocorrer considerado as forças e fraquezas da empresa. E e) aos instrumentos contábeis que precificam os custos incorridos nos processos operacionais de captação de recursos no mercado financeiro .
Respostas
Com base nos conhecimentos sobre educação técnica e sistemas de acumulação de custos, podemos confirmar a alternativa correta sendo a letra A: Às formas como os custos são calculados e aplicados aos produtos e serviços.
O sistema de acumulação de custos representa a forma com eles sejam transferidos aos produtos ou serviços, uma vez que os custos de cada centro , são feitos, notamos a necessidade de transferir tais custos aos produtos ou serviços, de modo que basicamente, o esquema de trabalho na apuração dos custos será dividido da seguinte forma:
1. Determinando os custos diretos e contabilizá-los aos respectivos centros.
2. Fazendo o rateio dos custos indiretos e os transferindo aos centros de custos.
3. Transferir os custos assim determinados (1 e 2), incluindo os custos de materiais diretos, para os produtos.
Resposta:
Letra A
Explicação:
Justificativa:
A letra “b” é falsa, pois custeios não são intensões e, tão pouco, desconsideram gastos já ocorridos.
A letra “c” é falsa, pois C/V/L (custo/volume/lucro) e mark-up não são custeios, em verdade, eles dependem dos custeios para cumprirem seus objetivos analíticos.
A letra “d” é falsa, pois a afirmativa não encontra respaldo teórico sobre o que são custeios.
A letra “e” é falsa, pois os custeios não são usados para precificar os dispêndios gerados por captação de recursos financeiros (estes são estabelecidos em contratos ou por fórmulas financeiras que analisam riscos e oportunidades).