“Apesar das novas características do trabalho se colocarem apenas como tendência no mundo da produção, os empresários são unânimes em reclamar da escola uma ‘revolução cognitiva’. A ‘produtividade da escola improdutiva’ deixa de ser natural para em seu lugar surgir uma escola das ‘competências’, mais coerente com os pressupostos de funcionamento das novas tecnologias de produção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em: 01 ago. 2017.
Levando em consideração o trecho dado e os conteúdos abordados no texto-base A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica em relação à concepção de educação defendida pelo autor do texto para a universalização da educação básica e a formação técnica profissional e de efetiva qualidade, para o mundo trabalho, assinale a alternativa que apresenta a definição correta:
A
Defende uma educação básica pautada na concepção da politécnica ou da tecnologia universal, em que a formação profissional proporcionará o avanço nas forças produtivas e na viabilização da emancipação da classe trabalhadora.
B Defende uma educação conteudista e pragmática pautada em concepção tecnicista, na qual a formação tem como objetivo apenas proporcionar apenas a empregabilidade.
C
Defende uma educação que articule conhecimento, cultura, tecnologia e trabalho como um direito de todos e condição de efetiva cidadania e democracia, a partir de uma concepção tecnicista de educação.
D
Defende uma educação não dualista, pragmática e um intenso investimento em ciência e tecnologia como condição básica na efetivação da universalização da educação básica.
E
Defende uma educação para mercado do trabalho, restrita e desarticulada, que forma o cidadão produtivo, como forma de garantir a empregabilidade por meio da pedagogia das competências.
Respostas
Olá, amigo(a)!
O autor aborda no artigo as relações estabelecidas entre as reformas educacionais e a economia. Assim, a escola desenvolvida sob o pano de fundo do neoliberalismo passa a ser entendida como um dispositivo para a reforma produtiva, auxiliando na sua implementação.
A escola precisa ser politécnica, baseada nas múltiplas possibilidades do mercado e multifacetada frente às novas tecnologias, proporcionando assim o crescimento da classe trabalhadora enquanto sujeitos e também o avanço produtivo.
Assim, a alternativa correta é da letra A: Defende uma educação básica pautada na concepção da politécnica ou da tecnologia universal, em que a formação profissional proporcionará o avanço nas forças produtivas e na viabilização da emancipação da classe trabalhadora.
Espero ter ajudado!
Boa sorte!