Respostas
Os Conflitos fizeram parte da conquista de qualquer território, e na maioria das vezes os povos nativos acabavam sendo desfavorecidos, pois os povos que chegavam até eles possuíam melhor armamento.
Nesse momento, os homens brancos passaram a vir em maior quantidade para as terras que compreendem ao Brasil e seu objetivo era tomar sua posse. O índio passou, então, a ser visto de outra maneira: ele era, ao mesmo tempo, um obstáculo à posse e uma fonte de mão de obra escrava. A relação com os índios passou a ser conflituosa e, praticamente, em todos os locais de colonização se desencadearam guerras entre os índios e os brancos.
Se os índios ganharam alguns combates, por outro lado, os portugueses ganharam a guerra. Primeiro, por contarem com o recurso de uma tecnologia bélica superior, não só no que se refere a escudos, espadas, armaduras e elmos, mas principalmente às armas de fogo.
Caso reagissem, os índios teriam que enfrentar as tropas . Neste ponto, devemos ressaltar o desequilíbrio militar que existia entre o invasor e o nativo. Quando aportaram em Cabrália, os portugueses já dominavam o aço e a pólvora. Os índios, por sua vez, empregavam armas de madeira e pedra. Assim, a superioridade bélica garantia a pacificidade dos descimentos ou a vitória esmagadora em caso de conflito.A rapidez com que se deu o processo de colonização no Brasil demonstra como os portugueses foram eficientes ao eliminar seus inimigos.