Respostas
É o resultado de uma medição menos a média que resultaria de um infinitivo número de medições do mesmo mensurando efetuadas sob condições de repetitividade. Em função de que apenas um finito número de medições pode ser feito, é possível apenas determinar uma estimativa do erro aleatório.
ERRO SISTEMÁTICO
É a média que resultaria de um infinito número de medições do mesmo mensurando, efetuadas sob condições de repetitividade, menos o valor verdadeiro do mensurando. Analogamente ao valor verdadeiro o erro sistemático e suas causas não podem ser perfeitamente conhecidas.
ERRO GROSSEIRO
Este erro é causado por falha humana na operação do instrumento, ou interpretação errônea nos resultados obtidos. Ex.: Erro ao ler posição na escala.
ERRO ACIDENTAL
Ocorre em função de um mesmo operador não conseguir repetir os mesmos resultados numa mesma medição.
ERRO DE INSERÇÃO
Ocorre na montagem de um sistema de medição, onde utilizam-se mais de um instrumento, gerando perdas devido a resistência dos materiais, e acumulação de incertezas devido ao número excessivo de materiais.
ERRO DE PARALAXE
Ocorre através da observação errada do valor na escala analógica do instrumento, devido ao ângulo de visão. Esta não ocorre em instrumentos digitais.
Resposta:
são erros que vão se somando, começa pequeno e depois vai tomando proporções maiores devido ao efeito acumulativo
Explicação:
O arredondamento deve ser somente aplicado ao resultado final. Obedecendo-se as regras de arredondamento de números, não se deve aplicar arredondamento seqüencial enem arredondamento a parâmetros e resultados parciais de expressões numéricas, já que oerro acumulado de arredondamento tenderá a crescer. Quando um arredondamento fornecessário durante os cálculos, deve-se manter nos resultados parciais, pelo menos um, efreqüentemente dois algarismos significativos a mais do que o número de algarismossignificativos especificado para o resultado final. Desta forma, evita-se que o erro dearredondamento seqüencial seja superior a incerteza implícita, que é correspondente a meiaunidade da ordem do último algarismo significativo considerado após o arredondamento.