(UFJF-MG–2006) A respeito do processo de Independência na América Espanhola, é INCORRETO afirmar:
A) A invasão da Espanha pelas tropas napoleônicas levou à reorganização do comércio das colônias, favorecendo a desarticulação do pacto colonial e a implantação de práticas comerciais mais livres.
B) A Inglaterra ofereceu apoio à Independência das colônias espanholas, pois via na região uma possibilidade de ampliação dos mercados para seus produtos industrializados.
C) Os índios lutaram contra a Independência e para manutenção do trabalho forçado, pois viam no sistema colonial a única maneira de preservação de suas atividades econômicas.
D) Os criollos pretendiam romper o exclusivo colonial, mas não pretendiam encaminhar uma alteração na estrutura social das colônias.
E) A emergência de uma revolução liberal na Espanha dificultou o envio de tropas para as colônias, favorecendo o processo de Independência.
Respostas
Os indígenas não lutaram contra a independência das antigas colônias espanholas, posto que não tinham motivo para fazê-lo (a sua manutenção não garantiria a preservação cultural dos nativos, posto que o Império não os respeitava), tendo também poucos motivos para lutar a favor (embora, ao menos no campo simbólico, os nativos tenham acolhido os revolucionários e ajudado-os em certa medida).
As demais afirmativas são verdadeiras: a Inglaterra apoiou o movimento por interesses econômicos, a desarticulação espanhola devido à invasão napoleônica prejudicou o domínio colonial, os criollos desejavam o fim do pacto colonial, mas sem a perda de seus privilégios (eram considerados superiores aos negros e aos nativos) e o liberalismo espanhol também favoreceu a independência de suas antigas colônias.
Como a questão pede para marcar a alternativa falsa, é correta a alternativa C.