• Matéria: História
  • Autor: Natsuru
  • Perguntado 8 anos atrás

Como se deram as relações entre a elite colônial e a metrópole

Respostas

respondido por: joaom19500591oulolq
6
Colonização espanhola
A Espanha utilizou como pretexto para colonizar a América Latina a necessidade de civilizar os povos americanos, através da cultura e da fé cristã. Ao contrário do que aconteceu na colonização do Brasil, na América Latina os metais preciosos foram achados logo de imediato e sua extração foi o eixo econômico da colonização espanhola e, portanto, se teve colônias de exploração.
  A sociedade colonial tinha como elite os chapetones (espanhóis da metrópole que iam para as colônias), que ocupavam altos cargos militares e civis, juntamente com o clero, também no “topo” da sociedade colonial. Em seguida vinham os criollos (filhos de espanhóis nascidos na américa), que eram grandes proprietários de terra e comerciantes, constituíam a nobreza da colônia. No mais baixo nível da hierarquia social estavam os mestiços (filhos de espanhóis com indígenas) e os escravos negros e indígenas.
O Conselho Real e Supremo das Índias era o órgão controlador da colonização, centralizado na Espanha e representado, na América espanhola, pelos Chapetones. As Casas de Contratação era o órgão responsável pelas negociações e pela arrecadação de impostos tanto na metrópole (Espanha) quanto nas colônias. Os Cabildos ou Câmaras Municipais, tinham como função a decretação de prisões, a criação de impostos e eram a principal fonte de poder, na medida em que as decisões eram tomadas nessas Câmaras. Os Criollos constituiam os Cabildos.
  O pacto colonial, ou seja, as relações entre metrópole e colônia, na colonização espanhola foi bastante rígido, fazendo com que a extração de metais preciosos fosse destinada, quase que totalmente, para a exportação, resultando em uma não formação de um mercado interno fortalecido e sólido na América espanhola. A mão-de-obra indígena foi mais intensamente utilizada que a dos negros. Os nativos eram submetidos à mita, no qual eles eram retirados de suas tribos e obrigados a trabalhar nas minas, recebendo um pagamento irrisório. A encomienda, outra atividade implementada para a utilização de escravos indígenas, consistia na encomenda feita pela Coroa espanhola ao encomendero, para que ele capturasse os autóctones (nativos) e os distribuísse entre os colonos. Na encomienda os indígenas não recebiam, se caracterizando como um trabalho escravo.
  A América espanhola era dividida em vice-reinados e Capitanias Gerais

joaom19500591oulolq: espero ter ajudado
denisefontes09: tirando o fato de q está mt grande tá otimo
inec2017: eodacolonia poetuguesa
Perguntas similares