• Matéria: ENEM
  • Autor: athosjulio
  • Perguntado 8 anos atrás

"Em 1983, dando prosseguimento aos seus trabalhos, a Assembleia Geral das Nações Unidas criou a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, para cuja presidência foi escolhida a Senhora Gro Harlem Brundtland, da Noruega, a única estadista do mundo designada para o cargo de Primeiro-Ministro, depois de haver ocupado a pasta Meio Ambiente. A comissão classificou em três grandes grupos os principais problemas ambientais. O primeiro versa sobre problemas ligados à poluição ambiental, trata das emissões de carbono e das mudanças climatológicas, a poluição da atmosfera, a poluição da água, dos efeitos nocivos dos produtos químicos e dos rejeitos nocivos, dos rejeitos radioativos e a poluição das águas interiores e costeiras."
SILVA, José Afonso da. Direito ambiental constitucional. 2. ed. rev. São Paulo: Malheiros Ed., 1995. p. 69-70
Sobre desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa correta:

O crescimento global não é o grande desafio para se construir um desenvolvimento sustentável que valorize os recursos naturais e humanos.


É possível alcançar o desenvolvimento sustentável sem considerarmos que dependemos da exploração dos recursos naturais para nossa sobrevivência.


O desenvolvimento sustentável tem sido efetivado em atividades empresariais em vários sentidos, e não apenas na direção de buscar a sustentabilidade do ambiente físico.


A sustentabilidade econômica deve ser dirigida para a obtenção de uma configuração rural-urbana mais equilibrada e uma melhor distribuição territorial dos assentamentos humanos e das atividades econômicas.


O conceito de desenvolvimento sustentável comumente apresentado na literatura possui consonância com a ideologia vigente do sistema capitalista. Depreende-se, portanto, que o tal conceito não atinge a raiz do problema, ou seja, não provoca mudanças na estrutura produtiva, nem na qualidade de vida das pessoas.

Respostas

respondido por: kiadarous2ro
8
O conceito de desenvolvimento sustentável comumente apresentado na literatura possui consonância com a ideologia vigente do sistema capitalista. Depreende-se, portanto, que o tal conceito não atinge a raiz do problema, ou seja, não provoca mudanças na estrutura produtiva, nem na qualidade de vida das pessoas. Pág 72
respondido por: karlosab
3
5º alternativa segundo o livro...
Perguntas similares