• Matéria: História
  • Autor: teteu001
  • Perguntado 9 anos atrás

por que a questao das indulgencias atraia criticas a igreja catolica na epoca da reforma ?

Respostas

respondido por: Anônimo
67
Bom, de acordo com o monge Martinho Lutero, a questão da indulgencias ia além do simples fato de "vender a salvação", pois contradizia os ensinamentos bíblicos do cristianismo verdadeiro, ou seja, a igreja já estava perdendo sua identidade e necessitava urgentemente de uma reforma em suas bases ideológicas. O fator principal pelas inúmeras criticas batia justamente nessa "tecla", nem todos poderiam ser salvos ja que naquela época o dinheiro estava concentrado na mão de poucos e não era isso que a biblia dizia. Depois que Martinho expôs a igreja as criticas tomaram outras proporções tais como o abusos na cobrança de impostos feito pela igreja e seu poderio em posses de grandes terras clericais. É importante ressaltar que para a população da época, o fato de vender indulgencias era algo serio, eles realmente acreditavam em ganhar o ceu comprando um "terreno divino", já que os ensinamentos biblicos e conhecimentos sobre esses assuntos eram somente para os religiosos, ja que só eles que sabiam ler e escrever.
Espero que tenha ajudado-lhe.

teteu001: nuuss é muito pra mim copiar mas obrigadooo
Anônimo: kkkk' por nada.
respondido por: Suzi072022
0

Indulgência é uma palavra latina que significa “perdão” e a Igreja Católica se utilizou da busca pela remissão dos pecados para consolidar uma prática de venda de indulgências.

Dessa forma, os sacerdotes católicos criaram mais um meio de arrecadação de fundos. Havia, porém, aqueles contrários a essa prática, por se tratar de um desvio da própria doutrina.

Aqueles que contestaram a Igreja Católica ficaram conhecidos como reformadores. Ao sofrerem represálias da Santa Sé, alguns deles criaram suas próprias doutrinas, consolidando o segundo grande cisma cristão.

O movimento foi chamado de Reforma Protestante e ocorreu no século XVI em vários lugares da Europa.

Reforma Protestante

  • 1517: apresentação do monge agostiniano Martinho Lutero das suas 95 teses contra a Igreja.
  • 1520: Lutero foi excomungado e passou a pregar suas próprias ideias.
  • 1530: foi publicada a Confissão de Augsburgo, uma série de regras que regulamenta a nova fé, baseada, sobretudo, na salvação apenas pela fé; fim do celibato, pregação na língua vulgar, uso da Bíblia como única fonte de fé, etc.
  • 1534: João Calvino cria outra manifestação de fé, que ficou conhecida como Reforma Calvinista.
  • Ocorreu na Suíça e a principal característica é a predestinação.
  • 1534: foi publicado o Ato de Supremacia na Inglaterra, que estabelecia o rei Henrique VIII como chefe da Igreja no país.
  • Esse movimento foi conhecido como a Reforma Anglicana.

Sobre a Reforma Protestante, confira: https://brainly.com.br/tarefa/53464858

#SPJ2

Perguntas similares